Embrapa analisa nova variedade de banana durante o simpósio ProMusa

A nova variedade de bananeira BRS Platina está sendo apresentada pioneiramente ao público pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas, durante o Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que acontece em Salvador até sexta-feira (14).

No estande da empresa será realizada hoje (11) uma análise sensorial para verificar a aceitabilidade por parte do público. “Esta é uma etapa fundamental na finalização de um produto antes do seu lançamento, seja ele um perfume, uma bebida ou uma fruta”, explica Edson Perito, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético da bananeira da Embrapa e coordenador do ProMusa.

Estão previstas 200 análises por dia. As perguntas do questionário de análise sensorial dizem respeito a atributos como cor, aroma, sabor, textura e impressão global, e a frequência de consumo. Os frutos virão dos experimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano de Guanambi (BA), parceiro na validação da BRS Platina, e a análise será coordenada pelas pesquisadoras Ronielli Reis, do Laboratório de Ciência e Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Catie Godoy, da Embrapa Florestas (Colombo – PR). 

“O teste de aceitação no ProMusa será de grande importância. Trata-se de um público diferenciado, de todo o mundo, que conhece e tem interesse em banana e poderá contribuir, dando suas opiniões”, explica Ronielli.

(Ascom Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *