Projeto Prossiga Petrolina finaliza atividades de 2010 com avaliação positiva
Com uma média de mil pessoas beneficiadas na sede e no interior do município, o projeto visa promover o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), afim de que os alunos vindos de programas de alfabetização possam ingressar na rede municipal de ensino. Nesta primeira edição do programa que durou cerca de quatro meses, 30 turmas EJA foram contempladas na cidade.
De acordo com a coordenadora do projeto Ivânia Freitas, a metodologia aplicada no programa foi um dos pontos essenciais para o sucesso do projeto. “O Prossiga mostrou que se nós unirmos o conhecimento didático que é absorvido na escola, e o saber adquirido no cotidiano, o resultado é uma aprendizagem satisfatória tanto para os educadores quanto para os educandos”, salientou.
A estudante Terezinha Torres, de 62 anos, que assinava apenas o próprio nome antes de participar do programa, hoje comemora a conquista da alfabetização. “O Prossiga Petrolina me estimulou a aprender mais e hoje já sei ler, escrever e interpretar que é muito importante. Até minha letra ficou mais bonita”, observou. Segundo Ivânia Freitas, depois dessa experiência, o Prossiga deve virar política pública no município. “Sempre que terminar um programa de alfabetização, o projeto virá como suporte, desde que a turma de alfabetização não tenha concluído o ano letivo”, explicou.
Texto: Elka Macedo
Prefeitura Municipal de Petrolina