Quem assume a culpa?


Monia Ramos

Na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, noticiou oficialmente o retorno do carnaval para o mês de fevereiro em 2012. A festa momesca acontecerá entre os dias 02 e 05 de fevereiro, 15 dias antes do carnaval oficial. 
O prefeito alegou que o motivo maior da mudança foi à falta do clima carnavalesco e o clamor popular. Podemos pensar pela seguinte ótica: não precisava dois anos para saber que o povo de Juazeiro não concordava com essa mudança proposta pelo executivo. Desde que foi mencionada a alteração na data para o mês de maio, o prefeito enfrentou severas criticas e argumentações plausíveis de comerciantes, profissionais do carnaval e do próprio folião, que publicamente se manifestou contra. Sem contar com os artistas locais que se apropriaram da imprensa para salientar que proximidade da data com a tradicional festa de São João, que ocorre em todo o nordeste brasileiro, prejudicaria a realização de qualquer manifestação junina em Juazeiro, comprometendo inclusive as atividades culturais do município.
O mais curioso é que, durante a coletiva de imprensa, o prefeito Isaac Carvalho em várias vezes que foi questionado sobre a realização e logística do evento, assumiu que nos três últimos carnavais, durante sua gestão, a festa foi realizada pela Prefeitura Municipal e não pela Associação de Blocos e Trios de Juazeiro (ABTJ), contradizendo o que anunciou também em coletiva de imprensa, ano passado, em que afirmou que a Prefeitura não tinha recurso e daria apoio logístico, apenas, para que ocorresse a festa. 
Alguns dos representantes e diretores de blocos que estavam presentes não gostaram da colocação, talvez equivocada do prefeito, de à época não querer assumir o erro de estratégia com a mudança da data, alegando baratear os custos em beneficio da própria associação, e tentar inserir no calendário cultural do município a Festa de Vaqueiros, historicamente nunca adotada em Juazeiro. O prefeito não assumiu erro de estratégia na realização dos dois últimos carnavais no mês de maio [2010 e 2011], mas admitiu que a realização da festa momesca na tradicional data antes do carnaval oficial brasileiro atende melhor os seguimentos e afirmou que “a mudança da data, de fato, atende uma solicitação da Associação de Blocos e Trios de Juazeiro (ABTJ) e os anseios da sociedade e dos comerciantes locais” e pediu a ajuda para realizar um excelente carnaval.
Faltando apenas quatro meses para a festa mais esperada do ano pelos juazeirenses e foliões de cidades circunvizinhas, só se sabe que o carnaval 2012 acontecerá de 02 a 05 de fevereiro, mas ainda há dúvidas e indefinições da logística; do percurso, do formato, das atrações do folião pipoca. Então como será? No ano de eleição, quem fará o carnaval a Associação ou a Prefeitura? 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *