CONSELHO DA JUVENTUDE ATUA NO CARNAVAL DE JUAZEIRO

blogqspconsjuventudoneto freire  Foto Farnésio SilvaNesta manhã de terça-feira (11), o representante do Conselho Municipal de Juventude (COMJUV), Orlando Freire, concedeu entrevista ao programa Bastidores da Notícias, Da Tropical/Sat, para falar sobre a atuação do órgão no carnaval de Juazeiro.

Ele destacou a formação de uma rede de proteção social, composta por três conselhos: Juventude, Tutelar e Direito da criança e adolescente. “Esses três concelhos estão atuando, fiscalizando, circulando nos espaços e identificando as crianças e os jovens em situação de risco e atuando sempre na medida do possível. A ideia é transmitir a segurança e garantir que os espaços sejam para as pessoas de bem”, disse.

Orlando falou ainda sobre alguns cuidados que os pais devem tomar ao levarem seus filhos para a folia. “A criança deve estar sempre identificada, no caso de uma criança se perder procurar a produção do palco, as pessoas que estão na produção do evento para que possa ser anunciados, e os pais devem evitar os excessos e álcool e drogas”, destacou.

O conselho enviou uma nota ao Blog QSP explicando detalhadamente o papel e a atuação do órgão. Confira:

“A soma de esforços do Conselho e da Gerência de Juventude tem contribuído para a consolidação do seu papel articulador e vem se empenhando em coordenar e integrar programas e ações em políticas públicas para a juventude.

O Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) é um órgão deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador composto por representantes do poder público e da sociedade civil, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude. Ao todo são 21 membros titulares e respectivos suplentes, 14 representantes da sociedade civil e 07 representantes do poder público.

Após a realização de duas Conferências de Juventude, da criação do Plano Municipal de Juventude, Juazeiro deu passos significativos no fortalecimento institucional dessa importante área da política pública. Ainda existem inúmeros desafios a serem superados com vistas a inserir o jovem no projeto maior de desenvolvimento e garantia de seus direitos.

Consideramos que a violência na abordagem feita à juventude, muitas vezes de forma agressiva, são práticas de uma cultura racista, segregacionista e de violência institucional que fere os direitos humanos. O COMJUV, a Gerência de Juventude e a Gerência de Diversidade estarão atuando, junto a Rede de Proteção Social, durante o período do carnaval fiscalizando, orientando no que tange a violação dos direitos quanto os excessos praticados contra esta juventude.

Diante desse ciclo de desenvolvimento e dos diferentes processos de exclusão social, é preciso estimular a participação da juventude e seu papel central na construção desse desenvolvimento enquanto trajetória de emancipação.

Entendemos que o carnaval de Juazeiro é um convite a alegria. E neste contexto, a juventude de toda a cidade participa intensamente desta grande festa, brincando na rua, expondo sua arte. Assim, o COMJUV e a Gerência de Juventude desejam a juventude juazeirense e todos os foliões um carnaval de paz.”

 Por Clêilma Souza

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *