Areia Branca e José e Maria, vão ganhar Unidades AMEs

 

Concluído o processo de licitação de quatro novas AMEs para Petrolina

 

As demais passarão por uma ampla reforma para que possam acomodar todas as equipes da Estratégia Saúde da Família que irão trabalhar no local. Todo o trabalho de construção e reforma será financiado com recursos próprios do município.  As AMEs seguirão o modelo da Unidade Leonor Elisa, localizada no Dom Avelar,  e primeira a ser inaugurada no município. “A proposta do governo Julio Lossio é implantar 20 Unidades. Já temos uma em funcionamento, outra está em construção em Izacolândia e agora vamos dar início aos trabalhos em mais quatro. Nosso objetivo é anunciar ainda em 2011 a implantação de outras AMEs”, enfatizou a secretária de saúde, Lúcia Giesta (foto).

As unidades construídas serão a Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo que atenderá aos Loteamentos Eduardo, Presidente Dutra e Rainha dos Anjos, os bairros Vila Eduardo, São José, Colina Imperial, Vila dos Ingás I e II, Vila dos Imbiras I e II, Cidade Universitária e as Vilas do 72 BIMTz e 5 BPM. A AME João Moreira, no Henrique Leite contemplará, além da própria comunidade, os bairros Carneiro, Jatobá, Vila Vitória, Idalino Bezzera, Novo Horizonte, Rio Jordão, Parque Jatobá I e II e o Loteamento Geovana. A unidade Lia Bezzera, atenderá apenas a população do José e Maria. A única a ser totalmente construída, a Unidade Manoel Possídio, na Areia Branca levará serviços para a própria localidade e para os bairros Caminho do Sol I, Dom Malan, Maria Auxiliadora, Cidade Jardim e Cidade Universitária.

 Conceito AME

O sistema Atendimento Multiprofissional Especializado foi idealizado durante a gestão do governo Julio Lossio, que estudou o modelo de UPS mais adequado, para suprir de forma eficiente, as demandas da população. Num ambiente com estrutura adequada, com área climatizada e investindo da política de humanização, a AME oferece serviços de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde. As unidades são equipadas com sistemas de informação, estabelecendo a comunicação online do Serviço de Saúde de Petrolina, além de um sistema de segurança capaz de monitorar o local, garantido a segurança dos profissionais e reduzindo os danos ao patrimônio público.

Com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), atendendo em horário ampliando, das 7h às 21h, são oferecidos serviços de clínicas médica, odontológica e de enfermagem, realização de pequenos procedimentos, como curativo, nebulização, suturas e pequenas cirurgias, serviços de imunização, dispensação de medicamentos e coleta de exames de patologia clínica e citopatológica. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) oferece atendimentos com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos e ginecologistas, juntamente com os serviços de promoção a saúde. Cada AME é estruturada para atender a uma população de 15 mil habitantes.

Foto:Farnésio 

Texto: Taisa Alencar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *