Prefeitura e CEF realizam o sorteio das 308 casas populares na Vila Esperança
Após o sorteio os futuros moradores da Vila Esperança, localizada nas proximidades da Estrada da Banana, poderão assinar o contrato individual com a Caixa Econômica Federal e ter acesso aos serviços de fornecimento de água e luz instalados em seus nomes.
“Este é um momento determinante no processo, pois o fornecimento dos serviços essenciais só é possível quando já se conhece o proprietário da casa”, explicou o superintendente de Habitação do município, Edinaldo Lima, completando ainda que, em janeiro de 2011, serão sorteadas mais 96 chaves, totalizando as 404 habitações na localidade.
Ao fazer um balanço do desenvolvimento do setor habitacional de Petrolina, o Secretário Geraldo Junior, afirma que o município está na frente de outras cidades do estado na construção de casas porque se preocupa com todo o processo. “O governo do prefeito Julio Lossio está buscando construir lares e, apesar dos números serem importantes, nos preocupamos com as pessoas que estão recebendo esse apoio das instâncias federal, estadual e municipal”, expôs.
De acordo com Geraldo Junior, em dois anos de governo, a Prefeitura de Petrolina já conseguiu pactuar mais de cinco mil casas. “Isso significará a redução de 50% do déficit habitacional no município. E o nosso trabalho continua, pois a prefeitura dará assistência social às famílias beneficiadas”, assegurou.
O programa
Com recursos do Governo Federal e programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, desenvolvido na Vila Esperança, visa beneficiar famílias que se enquadrem em cinco critérios: maior números de filhos, menor renda per capita, presença de idosos, famílias com pessoas deficientes e habitantes de locais inadequados. Em Petrolina, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, através da Superintendência de Habitação, cadastra as famílias, fiscaliza o processo, fornece assistência técnica e dá incentivo fiscal.
Texto: Carol Souza
Foto: Gilson Pereira
—
Prefeitura Municipal de Petrolina