Comunidade do João de Deus recebeu evento dedicado a Saúde do Homem

Após a realização de mais um evento voltado para promover a saúde do homem na cidade de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta terça-feira (04), o balanço da ação realizada no último sábado (01). O evento “Promovendo a Saúde do Homem” contemplou a comunidade do bairro João de Deus, através de atividades educativas e serviços voltados para o público masculino. A iniciativa faz parte de uma articulação da equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Josefa Bispo, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

A mobilização que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem envolveu o público masculino da comunidade, que pode fazer teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com médicos, em especialidades como dermatologista, cardiologista, clínico geral e urologista. Na área de educação em saúde, foram organizadas palestras sobre alimentação saudável, segurança no trabalho, saúde sexual e reprodutiva, DST/HIV/AIDS, câncer de próstata, anabolizantes, violência contra a mulher e acidentes de trabalho.

Na avaliação geral, o Coordenador de Educação em Saúde, Silvoney Júnior, revelou que o evento foi realizado com sucesso, graças a articulação de toda a equipe de profissionais envolvidos. “O nosso objetivo é o de ampliar o acesso da população masculina aos serviços públicos de saúde. Precisamos chamar a atenção dessa parcela da população, pois quando analisamos os números de mortalidade envolvendo os homens, verificamos que são os que mais morrem por problemas cardíacos, questões como obesidade, diabetes e são também os que mais fumam e bebem. Então precisamos melhorar o cuidado e vincular esses homens as Unidades de Saúde”, explicou.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, que esteve presente no evento, lembrou ainda que o município de Petrolina foi contemplado pelo Ministério da Saúde como primeiro município a estar realizando essas atividades de saúde do homem. “Tivemos cerca de 250 homens participando das atividades que foram oferecidas no João de Deus e isso é muito importante, porque os homens geralmente ficam um pouco esquecidos, devido ao próprio horário de funcionamento das Unidades de Saúde, uma vez que ainda não temos horário estendido para a região. Em breve, com a implantação das AMEs Saúde da Família, poderemos atender melhor esse público que durante o dia trabalha e a noite poderão procurar os serviços de saúde”, destacou.

O pedreiro Manoel Silva aproveitou a ocasião tanto para participar das atividades educativas, como para se consultar. “Acabei de assistir uma palestra sobre DST/HIV/AIDS e deu para aprender bastante, gostei do que foi passado. Agora vou ao médico, trabalho durante a semana toda e hoje fiz um esforço, porque precisamos cuidar da saúde também”, declarou. Quem também aprovou a iniciativa foi o autônomo Antônio Luiz. “Para ir até um hospital público a dificuldade é maior e surgindo uma oportunidade como essa devemos aproveitar e todos deveriam fazer o mesmo”, revelou.

(Taisa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *