Hospital Regional participa de campanha pela doação de órgãos

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, o Hospital Regional de Juazeiro realiza ação para conscientizar pacientes e familiares. A unidade de saúde, que desde a sua inauguração (em julho de 2009) conta com uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, distribuiu nas manhãs de ontem (27) e hoje (28) panfletos, adesivos e prestou orientações sobre os procedimentos de doação.

A ação, que foi resultado de uma atuação da Diretoria de Assistência à Saúde através do Serviço Social e da Coordenação de Enfermagem do HRJ, teve como objetivo esclarecer a população sobre os procedimentos para a doação de órgãos e tecidos, incentivando a prática da doação. “O hospital conta com o Serviço de Captação de Órgãos, e nós aproveitamos essa comemoração do Dia Nacional para fazer com que a comunidade possa refletir sobre a doação de órgãos, que infelizmente é um assunto ainda rodeado de mitos e preconceitos”, comenta a assistente social, Samara Oliveira.

 

Fique por dentro


 – Para se tornar doador, você não precisa deixar nada escrito. Basta comunicar à família do desejo da doação. (A doação só acontece após autorização familiar).

 – Existem dois tipos de doador: o doador vivo (que pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão) e o doador cadáver, pacientes em UTI que tiveram morte encefálica.

 – Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, controlada pelo SUS.

 – Após a doação, o corpo não fica deformado. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. O corpo é restituído após a intervenção cirúrgica e o doador pode ser velado normalmente.

(Ascom HRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *