ANO DO ESPORTE EM JUAZEIRO É FECHADO COM SUCESSO E COM GRANDES PERSPECTIVAS PARA O NOVO ANO

blogqspinterbairros
Ano de conquistas para o esporte amador de Juazeiro

O ano de 2013 é considerado pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro como um divisor de águas para o setor, pois pela primeira vez na história do município as águas do Velho Chico sediaram a realização de um evento nacional.

A etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas aconteceu em julho e ganhou o reconhecimento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que declarou Juazeiro como exemplo a ser seguido pelas outras cidades que pleiteiam a realização do evento.

Também consagram o ano do esporte a entrega oficial de 10 quadras poliesportivas cobertas (de um pacote de 15), conquistadas pelo município junto ao Governo Federal; o novo convênio com a Escolinha de Futebol Zico 10, beneficiando 150 crianças da Escola Municipal CAIC; a realização (destacada por atletas) de uma das melhores edições dos campeonatos de futebol amador Interbairros e Interdistrital e de mais um zonal dos Jogos Abertos do Interior (JAI).

Sucesso de público e participantes da 28ª Meia Maratona Tiradentes; apoio às competições das ligas amadoras da sede, interior e aos atletas de alto rendimento como Edson Amaro e Suely Aline; e a recente conquista de um Centro de Iniciação ao Esporte, que irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, foram outras ações positivas do governo municipal.

“Sem dúvida, esse foi um ano ímpar para o esporte do nosso município, pois realizamos grandes competições, incluindo de uma vez por todas Juazeiro no cenário esportivo nacional. E não somos nós que afirmamos. Os representantes da CBDA deixaram claro que somos referência para qualquer cidade brasileira que deseja sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Isso nos alegra e orgulha, pois trabalhamos duro por esses resultados”, afirma o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

De acordo com o gestor da pasta, a preocupação com esporte começa na escola, passa pelo amador e chega ao profissional. “Buscamos iniciar a prática esportiva desde cedo com o esporte educacional, e nesse sentido as 10 quadras poliesportivas cobertas entregues este ano fazem toda a diferença, pois propiciam um espaço adequado ao desenvolvimento das atividades físicas. Temos fortalecido o esporte amador, pois ele oferece lazer, entretenimento e o despertar de talentos. E, claro, sem esquecer do profissional, com o apoio aos atletas de ponta do nosso município. Juazeiro já é uma terra dotada de muitos talentos e começa a encontrar o caminho para que esses atletas se destaquem cada vez mais. Desenvolvemos uma política esportiva séria, comprometida, e os resultados estão aparecendo”, destaca o titular da SEDUC.

Desta forma, a avaliação aponta para a pujança do setor. “A expectativa para o ano seguinte é a melhor possível, já que em 2013 consolidamos muitas das políticas implantadas ainda na primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho e temos muito a alcançar ainda. São mais 5 quadras poliesportivas cobertas para serem inauguradas e o Centro de Iniciação ao Esporte que promete ser um grande diferencial para Juazeiro. O convênio já está assinado e o nosso município está entre os 82 do nordeste e 178 do país contemplados. Então, o saldo é altamente positivo”, concluiu o secretário, que também destaca a própria criação da Superintendência de Esportes e as melhorias no espaço administrativo do Ginásio Aloísio Viana como conquistas da pasta.

Por Anna Monteiro / SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *