ALUNOS DO “SE LIGA E ACELERA BRASIL” TROCAM SENOCAS POR PRESENTES NOS ÚLTIMOS DIAS LETIVOS DE 2013

blogqsp.escolasNos últimos dias letivos de 2013 da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro os alunos ganharam um estímulo a mais para ir à escola.

Já próximo das férias muitos levantaram cedo, se preparam, pegaram o cheque do SENOCA e foram à sala de aula fazer compras.

A situação poderia parecer estranha nos outros dias do ano, mas não na quinta e sexta-feira (12 e 13). Essa é uma realidade para as crianças que participam dos programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil. É que nesse momento acontece a troca do valor acumulado no banco JuáSenna por presentes.

O que pode parecer brincadeira trouxe resultados muito positivos para a educação pública municipal de Juazeiro. Os coordenadores do Se Liga e Acelera Brasil ligados à Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes criou há quatro anos um sistema monetário fictício (SENOCA) que recompensa os esforços dos alunos e os avanços alcançados durante o ano.

Dentro desta perspectiva, a cada atividade feita, livros lidos, confirmação de presença e bom comportamento os alunos ganham SENOCAS que são depositadas no banco (imaginário) JuáSenna. Em dezembro os estudantes recebem um “cheque” com o valor acumulado e “compram” presentes nas lojas montadas na própria escola.

“É uma iniciativa simples que nos trouxe resultados muito satisfatórios. Os alunos distorcidos no quesito idade/série ganharam um estímulo a mais para aprender e os professores foram recompensados com crianças mais assíduas, comportadas e dedicadas às aulas”, relata a coordenadora Denise Farias.

De acordo com a professora Mônica Nunes, além desses benefícios pedagógicos, os estudantes se sentem valorizados, têm sua autoestima elevada, recebem um carinho especial da escola próximo à época de natal, e ainda ganham a possibilidade de presentear outras pessoas da família. “São vários os exemplos. Tem aquelas crianças que escolhem um brinquedo que desejam muito, outras preferem os materiais didáticos já para o ano seguinte e existem ainda os que levam para casa lembranças para toda a família”, destacou a educadora na manhã desta quinta-feira, durante a culminância do projeto SENOCA na Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira, localizada no bairro Tabuleiro.

A alegria da criançada neste primeiro dia de troca dos cheques pelos presentes foi bastante evidente. Como primeiro da fila por ter conquistado o número maior de SENOCAS da turma, o menino Daniel Barbosa Damasceno, de 13 anos, estudante do Se Liga, tratou logo de escolher o boneco de um personagem infantil. Carliane dos Santos Melo da mesma sala escolheu presilhas para a sobrinha. E bastante dedicado aos estudos esse ano, o aluno Adriano Bonfim dos Santos, de 11 anos, também fez suas “compras”, mas, segundo o garoto, seu maior presente de 2013 foi ter aprendido a escrever e a gostar de ler. “Achei muito legal o dia de hoje, mas a minha felicidade mesmo foi ter aprendido muitas coisas boas. Ganhei 87 SENOCAS e vai dar para comprar muitos presentes de natal”, disse ainda no início da manhã.

A troca das SENOCAS por presentes acontece até esta sexta-feira (13) em 31 escolas municipais e todos os alunos dos programas de correção de fluxo terão a oportunidade de participar. O projeto SENOCA foi implantado dentro do Se Liga e Acelera Brasil – executados no município através de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes com o Instituto Ayrton Senna e o Grupo Neoenergia – e a experiência já foi destaque até na imprensa nacional, como divulgado pelo G1 / Bahia em 2011.

Por Anna Monteiro / SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *