O vereador Adalberto Bruno (Betão do Detran) recebeu hoje(12) um comunicado importante para reforçar a aprovação do projeto de sua autoria que visa regulamentar o trânsito de motos de 50 cilindradas, as conhecidas cinquentinhas.
O comunicado foi do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto sugerindo à câmara de Petrolina que, a exemplo do legislativo da capital pernambucana, aprove uma lei que obriga o licenciamento dos ciclomotores de 50 cilindradas com o objetivo de salvar vidas.
O projeto de Betão é visto com uma certa resistência por parte dos colegas, por ser considerada uma lei pouco popular. O autor defende a regulamentação e dá varias justificativas que passam pela prevenção de acidentes a facilidade de recuperação dos veículos em caso de roubo. “ a obrigatoriedade de carteira de motorista e uso de capacete é uma lei federal e o projeto vem para que a gente possa fazer o licenciamento para que se possa fiscalizar esse tipo veiculo”, justificou.
O projeto é subscrito pelo colega Edilsão do Trânsito. Betão já foi diretor do Detran de Petrolina por cinco anos e foi superintendente da EPTTC por outros dois. São dois órgãos que o vereador pretende reunir em breve em uma audiência pública para esclarecer a importância do projeto.
Por Rinaldo Lima