O estúdio da rádio TropicalSat, durante o programa Bastidores da Notícia, ficou pequeno para o número de servidores que compareceram na manhã desta quinta-feira, 12, na pauta estava a luta humanização dos serviços prestados pelos funcionários de terceirizadas, em especial os eletricitários da Bahia e de Pernambuco que estão ameaçando entrar em greve.
O primeiro a se pronunciar foi o eletricitário que presta serviço para a Coelba, em Juazeiro, Gilberto de Santana, que afirmou que a possibilidade de greve existe e pediu a atenção da população para as reivindicações da categoria. “A Coelba tem lucrado em torno de um bilhão de reais, então, façamos novamente essa discussão que a terceirização, ela tem preconizado os serviços, os trabalhadores querem a parte que cabe nessa parte de riqueza, por que só terceirizados estão trabalhando em uma categoria de risco, pagam pouco, salários atrasados, sem pagamento de decimo terceiro, sem plano de saúde e sem assistência”, disse.
Quem também participou do programa foram os integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que declararam apoio as reivindicações dos eletricitários. O presidente regional destacou que a CUT vem lutando por melhorias para os trabalhadores, no que diz respeito a humanização, fatores previdenciários, e Segundo Ele o fator mais grave é a terceirização. “A terceirização, mata muito mais do que qual quer negócio, tá ai a questão do setor elétrico brasileiro, a gente acompanha a luta da Celpe e Coelba”, destacou.
Até amanhã, os eletricitários vão estar reunindo-se com sindicatos das cidades vizinhas. Já nos próximos dias 14, 15 e 16, os integrantes da CUT vão está ajudando para que seja realizada a eleição dos trabalhadores rurais de Petrolina, que já foi cancelada e adiada diversas vezes.