Com a exposição fotográfica ‘Mulheres que Fazem História’ a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS – encerrou os 16 Dias de Ativismo ‘Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’.
O Museu do São Francisco foi palco de uma noite com boa música em clima de confraternização para homenagear 34 mulheres que fazem parte da história de Juazeiro, através de suas lutas pelas mais diversas razões. “Estou muito feliz com esta homenagem. Aos 71 anos sendo reconhecida pelo meu trabalho junto ao bloco Recordar é Viver, que leva alegria e irreverência aos carnavais do município. Todas as mulheres aqui presentes têm o seu brilho, a sua história de luta e conquistas”, ressaltou a carnavalesca, Valdeci Gomes.
Após a ‘Roda de Conversa sobre o ‘Papel da Mulher na Construção da História de Juazeiro’, mediada pela professora da UNEB, Odomária Bandeira e Vanderléa Andrade, professora da Univasf, a gerente de Diversidades da SEDIS, Luana Rodrigues entregou as homenageadas um CD com o book fotográfico, assinado pela fotografa Regina Lima.
“Preparamos com muito carinho esta merecida homenagem. São 34 mulheres representando todas as juazeirenses que são mulheres sertanejas, guerreiras e vitoriosas.
A partir da história de vida de cada uma, visualizamos uma ‘grande colcha de retalhos’ que podemos utilizar como pano de fundo para, sem dúvida alguma, nos nortear no enfrentamento às nossas dificuldades diárias com muita beleza e inspiração”, ressaltou a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho.
A exposição fotográfica ‘Mulheres que Fazem História’ ficará no Museu do São Francisco até janeiro de 2014 para visitação.
Por Emanuelle Lustosa/SEDIS