“Baque Solto” é destaque no Centro de Cultura João Gilberto


Após a inauguração que foi um grande sucesso, diante da participação de autoridades, artistas e anônimos, prossegue no Centro de Cultura João Gilberto a exposição do Artista Rinaldo Lima. Na estréia, as presenças do prefeito Isaac, do também artista plástico, Coelhão, do secretário Flávio Luiz, de intelectuais a exemplo do cineasta


Hertz Félix e do poeta Carlos Laerte,Os jornalistas Maria Lima,Rafel e Manoel Leão, que fez questão de posar (sic!) ao lado do prefeito e do secretário Flávio Luiz,muitos estudantes e amantes das artes plásticas foram conferir o trabalho de Rinaldo, em sua exposição “Baque Solto”. As cores vibrantes chamam a atenção de pessoas que passam pelo Centro de Cultura João Gilberto.


Elas fazem parte da exposição “Baque Solto” do artista plástico Rinaldo Lima. “Baque Solto” revela um mundo dos caboclos de lança presentes no Maracatu Rural. Nesta segunda exposição, Rinaldo Lima faz diferente: traz personagens negros publicamente conhecidos para o universo da cultura pernambucana, dentre eles o cantor Carlinhos Brown, o ator Morgan Freeman, o ex-jogador Pelé e o Presidente dos Estados Unidos Barak Obama.

Rinaldo Lima, que é pernambucano da capital, Recife, pinta há 15 anos, e em “Baque Solto” explora o movimento e as expressões dos caboclos nas telas. “Quis mostrar traços nordestinos, a expressão de sofrimento de quem corta cana-de-açúcar e que no período do carnaval se identifica”, ressalta Rinaldo sobre a os detalhes presentes em sua obra. A exposição “Baque Solto” tem o financiamento da Fundação Cultural da Bahia. O prefeito do Município de Juazeiro, Isaac Carvalho, parabeniza o artista pela exposição. “Juazeiro tem um potencial cultural, como o de Rinaldo, que engrandece o município”, declara o prefeito.
Quem admira a exposição é o artista plástico Antônio Carlos Coelho, o Coelhão. “Este trabalho de Rinaldo é interessante pela sacada de fazer a ligação entre a arte popular com as figuras que são populares. Sem dúvida é um grande avanço”, afirma Coelhão sobre as pessoas com notoriedade encontradas na exposição. Uriel Bezerra é estudante de artes e foi ao João Gilberto conhecer a exposição. “Apesar das técnicas tradicionais consigo fazer uma leitura moderna das telas. Óculos escuros e sapatos que me lembram o All Star atualizam esta cultura para o consumismo”, destaca Uriel.
O professor de artes visuais, Maurício Alfaya, ressalta o valor da temática do maracatu utilizada em “Baque Solto” e diz que esta é uma exposição prazerosa de ver. “Rinaldo consegue trabalhar as feições dos personagens enfatizando as linhas pessoais de cada um. Isso dá oportunidade do público identificar quem é a figura da tela, mesmo quando ela se repete”, observou Alfaya. Esta exposição continua no Centro de Cultura João Gilberto até dia 13 de outubro e em novembro segue para Salvador, para a Galeria Ebec. Quem quiser conhecer mais do trabalho “Baque Solto” além de outras pinturas de Rinaldo Lima pode acessar a página rinaldo-lima.blogspot.com…



 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *