DOULAS COMUNITÁRIAS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO NA MATERNIDADE DE JUAZEIRO

blogqspmaeamamentaçãoA Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Diretoria de Humanização e Educação Permanente, realizou terça-feira, 03, uma tarde com orientações com as Doulas Comunitárias na Maternidade de Juazeiro.

As Doulas são voluntárias da comunidade – previamente selecionadas pela Secretaria da Saúde – para oferecerem apoio físico e emocional aos familiares e às usuárias que buscam assistência ao parto, especialmente as desacompanhadas.

O tema discutido foi ‘Amamentação’ e o objetivo da ação – que faz parte do projeto Rede Cegonha do Ministério da Saúde – é informar as mães sobre as vantagens da amamentação ser iniciada na primeira meia hora após o nascimento e mantida no mínimo por seis meses, como alimento exclusivo.

Também visa aperfeiçoar e qualificar os serviços prestados pelas voluntárias na unidade hospitalar e faz parte da política de promoção do aleitamento materno, preconizada pela Organização Mundial de Saúde/Unicef.

“Estamos sempre discutindo temas importantes com as Doulas para beneficiar a assistência à gestante no município. Com o debate deste tema a Secretaria pretende aumentar a incidência do aleitamento materno, que é muito importante tanto para a saúde da criança como da mãe, contribuindo ainda para a elevação do afeto e amor. Já foi comprovado que a experiência com as Doulas aumenta a qualidade no parto e contribui para humanização do atendimento. Sua presença pode levar bons resultados e satisfazer a mulher neste momento tão especial”, explicou a enfermeira Silvane Braga.

Para a Doula, Josimara Santos da Silva, 25 anos, seu papel é muito importante porque melhora a vida das usuárias e garantem um parto saudável e com segurança para as mulheres. “É nosso papel fortalecer as mamães antes e depois do parto, por isso este bate-papo é de suma importância e aproveitei para aprender um pouquinho mais”, completou.

O trabalho das Doulas comunitárias faz parte de mais um projeto da Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo Federal que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Vânia Castro/assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *