FESTIVAL EDÉSIO SANTOS FOI MARCADO POR MUITAS EMOÇÕES

blogqsp.edésioO público que no sábado (30) lotou o espaço do Vaporzinho, na Orla 2, vivenciou uma das mais disputadas edições do festival.

Com interpretações marcantes os artistas subiram ao palco demonstrando confiança na conquista dos prêmios e encantaram a todos. A estudante Ana Paula Vidal não poupou elogios à qualidade musical do evento.

“Está tudo maravilhoso! Da organização e atrações até os candidatos, esse festival entrará para a história. Estou adorando”. O músico Dalmo Funchal, participante de outras edições, falou sobre a importância do Edésio Santos para os artistas independentes. “Para quem não tem espaço na mídia esse festival é a grande chance de mostrar o trabalho. Por isso a prefeitura está de parabéns por mantê-lo e melhorá-lo a cada ano”, elogiou.

Após as apresentações dos candidatos subiu ao palco a banda Mametto com o brilho da cantora Ana, que botou todo mundo para dançar ao ritmo da musicalidade afro baiana. A abertura da atração de Salvador foi apenas a deixa para o público segurar a ansiedade enquanto aguardava os jurados escolherem os vencedores do 16º Festival Edésio Santos da Canção.

Participante e vencedora de outras edições, a cantora Fabiana Santiago foi o nome da noite, arrebatando o prêmio de melhor intérprete e com as duas canções às quais interpretou ficando em primeiro e terceiro lugares. Com “Primeiro de Abril” – de autoria dos mineiros Zebeto Correia e Marilia Abduane – primeira colocada do festival, e de “O Destino das Águas” – do petrolinense Eugênio Cruz – terceira colocada, Fabiana provocou encantamento e com maturidade brilhou mais uma vez no palco.

“Estou muito feliz por essa noite maravilhosa, pois tenho um carinho enorme pelo Edésio Santos e me sinto honrada por participar todos os anos”. A segunda colocada foi a música do compositor do recôncavo Kereto, “Ruminar”. Já o prêmio de melhor música local foi vencido por “Humano Insensato”, dos veteranos compositores Wilson Duarte e Paulo César Oliveira.

“Havia alguns anos que eu não participava do festival e tanto eu quanto meu parceiro estamos felizes por esse resultado obtido. No ano que vem estaremos aqui de novo”, anunciou Wilson Duarte. A escolhida pelo público com o prêmio “Júri Popular” foi a canção do juazeirense Iuka e a banda Sertão Capital, “Solidão”, um blues pop ao estilo Cazuza que agradou a todos.

A premiação total de R$ 33 mil foi entregue pelos homenageados do festival e em seguida a Mametto voltou ao palco para fazer um show que sacudiu a orla 2. O secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, avaliou o evento. “O festival foi um sucesso em todos os sentidos. Da escolha do novo local à estrutura e atrações, além da qualidade musical dos concorrentes, essa edição marcará um novo momento do Edésio e em 2014 vamos melhorá-lo ainda mais”.

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado de assessores e secretários, prestigiou a noite de encerramento e também aprovou o novo local. “Aqui na orla 2 estamos oportunizando a chance de todas as pessoas prestigiarem esse importante evento para o município. E pela quantidade de público ficou claro que a ideia foi aprovada. Vamos continuar trabalhando forte para valorizar e democratizar cada vez mais o acesso da população à cultura. E em 2014 Juazeiro terá o maior carnaval de sua história”, anunciou.

Por Luiz Hélio/Secretaria de Cultura e Juventude

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *