A Saúde do Homem foi o assunto discutido nesta sexta-feira, 29, na Maternidade de Juazeiro e no Mercado do Produtor em prol da Campanha Novembro Azul, através da iniciativa da Secretaria de Saúde.
As atividades de conscientização foram iniciadas com o projeto “Homem Grávido”, na unidade hospitalar, com o intuito de prevenir o câncer de próstata e outras doenças na população masculina.
Durante a palestra a psicóloga Carla Lorena Pesqueira, falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e ressaltou o objetivo da Secretaria da Saúde com esta mobilização. “A cada três pessoas que morrem no Brasil, dois são homens, segundo informações do Ministério da Saúde.
O homem representa mais de 60% das mortes no país e vivem em média sete anos menos que as mulheres. Por isso o homem deve se cuidar mais e não ter medo de descobrir as doenças e tratá-las precocemente. Com esta ação o governo municipal pretende ampliar o acesso deste público aos serviços de saúde”, disse.
O apoiador administrativo da Maternidade, Jorge Luiz Soeiro dos Santos, 59 anos, parabenizou a ação educativa e a realização das dinâmicas para fortalecimento da autoestima e da alegria de viver. “É sempre importante esclarecer as dúvidas e aprender um pouco mais. A saúde é uma preciosidade e deve ser cuidada com atenção. Eu sempre procuro atendimento médico nos postos de saúde”, pontuou.
Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos gratuitos e distribuídos informativos com orientações sobre alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares, Direito Sexual e Reprodutivo, Licença Paternidade, Planejamento Familiar, vasectomia, câncer de pênis, dentre outros assuntos.
No Mercado do Produtor a Equipe de Saúde da Família do Dom Tomaz também realizou atividades educativas para prevenção do câncer de próstata, distribuiu preservativos e ofertou gratuitamente teste de glicemia, aferição de pressão e avaliação antropométrica.
O comerciante de frutas do entreposto, Cleber Dantas, 47 anos, aproveitou para se cuidar e ver como está sua saúde. “Eu sempre participo das ações da prefeitura aqui no Mercado do Produtor. Todo ano vou a unidade de meu bairro e faço uma avaliação geral na minha saúde. Mesmo na correria, é importante procurar orientações com os profissionais”, argumentou.
Vânia Castro/Assessoria Sesau