A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alagadiço – a sexta das vinte asseguradas para Juazeiro – foi entregue pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo secretário de saúde, Cássio Garcia, na manhã desta segunda-feira, 25, em mais uma iniciativa do Programa Mais Saúde.
O posto de saúde que possui área ampla, ventilada e espaço moderno leva o nome da líder comunitária Maria Alves Brandão “Dona Dozinha”, em homenagem realizada pelo governo municipal e pela Câmara de Vereadores, em reconhecimento as contribuições sociais feitas pela mesma há 40 anos aos moradores locais.
A iniciativa está prevista na lei 2.351/2013 e foi de autoria do vereador Eduardo Lopes (PCdoB), atualmente secretário de Serviços Públicos. “Um dos papeis do vereador é resgatar a história da nossa cidade, não deixando que o tempo apague o nome de pessoas importantes e que ajudaram a melhorar a nossa cidade”.
A inauguração começou com a execução do Hino de Juazeiro pela banda do 3º BPM, seguida pela oração de uma das filhas de D. Dozinha, a Sra. Valdete Brandão de Oliveira. “Vamos derramar chuva de paz e abençoar os atendimentos que serão disponibilizados na nova unidade”, destacou satisfeita.
O ato público contou com a participação da maioria dos filhos de D. Dozinha, que agradeceram emocionados. “A família Brandão está hoje muito feliz”, afirma um dos filhos representando a família, o Coronel da Policia Militar da Bahia, Josué Brandão, e completou, “minha mãe fazia um trabalho comunitário para muitas mulheres grávidas e pessoas doentes, já que na época a cidade não tinha saneamento e muitos casos de tuberculose, por exemplo, surgiam, mas ela não deixava de ajudar. Tinha um coração enorme. Este momento é muito importante porque significa que Juazeiro reconhece o esforço dela, que, com certeza está recebendo com alegria esta homenagem”, disse.
Durante o evento, a Equipe de Saúde da Família aproveitou para homenagear com apresentação musical de sanfoneiro da localidade a família Brandão e agradecer ao prefeito Isaac pela simplicidade, afirmando que o gestor é amigo e companheiro.
A UBS foi construída dentro dos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde para o Programa de Saúde da Família (PSF) com estrutura prevista para atender uma média de seis mil moradores por mês, ressaltou o secretário de saúde, Cássio Garcia. “A unidade é adequada e vai dar melhores condições aos profissionais para desempenhar suas atividades, além de atender a população com qualidade. Este ato é mais uma ação realizada pelo Mais Saúde que visa melhorar o acesso aos serviços e é fruto de mais um trabalho que vem sendo feito pelo prefeito desde 2009 para melhorar os cuidados com a saúde”, esclareceu.
Para finalizar o titular da pasta parabenizou a família Brandão. “Dona Dozinha fez muito pela saúde, mesmo diante das limitações da época e agora o município agradece seus feitos e comunica os avanços na área, como a inauguração e ampliação da Maternidade com dois Centros de Parto Normal, a UPA, o Hospital da Criança e agora com o Mais Saúde priorizando a Atenção Básica. Já estamos fazendo o remapeamento da área para ampliar os serviços. O novo posto de saúde vai oferecer um melhor acolhimento à comunidade e hoje, mesmo diante das dificuldades, o município já possui avanços enormes que vão da urgência aos atendimentos básicos”, completou.
O prefeito Isaac Carvalho falou da satisfação de Juazeiro homenagear Maria Alves Brandão e destacou alguns avanços na área, como o aumento de mais de 50% no número de médicos em Juazeiro. “Recebemos a saúde com muitas dificuldades, com hospitais quase fechando, mas atualmente a realidade vem mudando. A urgência está melhor e a prefeitura tem o compromisso de mantê-la assim. Agora estamos reunindo esforços para garantir atendimentos básicos de qualidade. Aumentamos em mais de 50% o número de médicos no município, tanto pela realização do Concurso Público, como pela adesão ao Mais Médicos, e com o Mais Saúde a gestão visa melhorar o acesso aos atendimentos e tem o desafio de estruturar as unidades e qualificar as equipes. O governo quer recuperar o atraso de vários anos. Ainda temos muito a fazer tanto pela saúde – como em outras áreas – para continuar vendo Juazeiro sair da estagnação”, registrou.
A solenidade teve também a participação de vereadores, secretários municipais, profissionais de saúde, representando a Associação de Moradores, Marli Matos e comunidade em geral.
Vânia Castro/Assessoria Sesau
