Mudubim realiza festa da mandioca neste domingo

 

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, estimular e divulgar a cultura da mandioca na região, ampliar canais de comercialização e valorizar a cultura local, a comunidade de Mudubim, a 76 km de Petrolina, realiza em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, a 8ª edição da Festa da Mandioca, neste domingo (11), a partir das 9h. Durante a festa, que já se tornou tradicional no sertão pernambucano, haverá apresentações culturais, exposição de produtos da agricultura familiar, sobretudo, da culinária e artesanato; além de palestras técnicas sobre produção agroecológica, dia de campo, shows artísticos e almoço com derivados da mandioca. O evento também conta com o apoio da Embrapa Semi-árido, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Prefeitura Municipal de Petrolina e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

De acordo com o Secretário de Política Agrícola do STR Petrolina, Lucindo João da Silva, além de divulgar a gastronomia, a Festa da Mandioca também é uma oportunidade para troca de experiências e capacitações. “O evento é um momento para as comunidades envolvidas na produção da farinha de mandioca e seus derivados, tais como bolo, beijinho, sucos, beiju, goma, pizza, entre outras delícias da raiz, interagir com os visitantes e difundir a mandiocultura”. Lucindo também destaca que a cada ano a festa vem crescendo, atraindo um público maior e capacitando mais agricultores que cultivam a raiz. “Este ano a festa terá mais uma novidade, além das estações de culinária e processamento de raízes, será lançada a Estação de Segurança do Trabalho, que vai prestar orientações aos agricultores sobre cuidados e manuseio com máquinas agrícolas e equipamentos de segurança individual de trabalho”, esclarece.

Os produtos da mandioca utilizados na Festa são oriundos das comunidades de Mudubim, Cruz de Salinas, Volta do Riacho, Castanheiro II, Amargosa, Atalho, Buenos Aires, Icozeiro, Bom Jardim, Carretão, Cacimba do Bomfim, Pereiros, Rajada, Ilha do Massangano e Assentamento Mandacaru, que têm na mandiocultura sua principal fonte de renda.

Para o presidente do STR Petrolina, Jose Tenório dos Santos, apoiar esse tipo de evento significa valorizar os pequenos agricultores e preservar a cultura local. “A Festa da Mandioca é uma atração que aquece a economia local e mostra o potencial criativo da nossa gente, promove a integração entre a comunidade e instituições, incrementa o turismo rural e a geração de emprego e renda”, conclui Tenório.

 

Mônia Ramos
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *