EM CLIMA TENSO, CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO STR DE PETROLINA PARTICIPAM DE DEBATE

blogqsp.STRFaltando poucos dias para a eleição, a disputa para a composição da nova diretoria efetiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Petrolina-PE (STR) está esquentando cada vez mais.

Na manhã desta quinta-feira (07), conforme noticiado pelo blogQSP, a rádio Grande Rio AM promoveu um debate entre os concorrentes. Presentes estavam os presidentes: Chapa 01, Francisco Pascoal Cipriano da Silva (Chicôu), chapa 02, Maria Joelma da Silva, chapa 03, Rogério Andrade de Lima.

Em um clima tenso, durante duas horas de debate, o três candidatos responderam perguntas e falaram sobre seus projetos para o STR. No primeiro e segundo bloco os concorrentes fizeram perguntas entre si, e alguns pontos foram levantados.

O candidato Chicôu questionou ao concorrente Rogério qual sua proposta, Ele foi enfático ao responder que as suas ideias estão voltadas para o trabalhador assalariado, no que diz respeito ao programa de alimentação do trabalhador, saúde, e bom atendimento. “Não precisamos de dez advogados”, destacou Rogério se referindo a o número de advogados, que segundo ele, foram contratados por Chicôu para atuar no STR.

A candidata Joelma também deixou claro para que veio e mostrou confiança nas suas propostas. Ao ser questionada sobre suas ideias, ela destacou que prioriza a saúde e o lazer do trabalhador. Outro questionamento para Joelma foi o porquê da divisão das chapas, já que a candidata já atuou com Chicôu e o antigo presidente José Tenório.

“Não estou com nenhum deles por que acredito que o sindicato tem que evoluir, é importante que o sindicato cuide da saúde da mulher. A diretoria provisória já começou dando errado”, citando a falta do cadastro de milho em um assentamento, Joelma continuou, “O sindicato tem dinheiro, é obrigação da diretoria fazer um trabalho voltado para o trabalhador

Outro ponto colocado em questionamento foi a saúde do trabalhador rural, visto que o contato com o agrotóxico é constante. Segundo Joelma, caso eleita o sindicato fará uma trabalho preventivo e o incentivo à produção e comercialização orgânica. “Nós vamos fazer um trabalho preventivo, tem que cuidar melhor da mulher, dos jovens. O sindicato também em que incentivar o produtor a uma produção orgânica, que não seja só o incentivo, mas o comercio também. Tem que se fazer cursos, chamar a atenção para a saúde, o sindicato tem o papel do trabalho preventivo, e ter o profissional para cuidar dos trabalhadores”, destacou.

O candidato Chicôu também mostrou suas ideias na prevenção e conscientização. “A direção tem que ter pé no chão, e nós temos, primeiro tem que ter uma diretoria para cuidar dessa parte do meio ambiente, por que é a prevenção, vamos fazer um trabalho de conscientização, para isso vamos fazer parcerias […]o recurso não dá para fazer muito”, salientou.

Rogério, candidato da chapa 03, também falou da prevenção e destacou que será feita diversas parcerias. “No nosso projeto tem uma parte de cobrar mais assistência técnica, para orientar os agricultores no uso do agrotóxico, vamos procurar parcerias com as unidades de saúde e universidade. Nós vamos trabalhar para que o trabalhador não trabalhe na hora que esses produtos fores usados e que seja respeitado o tempo”, disse.

Por Cleilma Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *