SEDIS REALIZA ABERTURA DO NOVEMBRO NEGRO EM JUAZEIRO

blogqspmultiracial0Nesta terça-feira (05), a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS iniciou as comemorações do Novembro Negro, em Juazeiro.

O primeiro evento foi realizado no Centro Integrado de Atendimento a Mulher – CIAM, com a palestra “Saúde Íntima da Mulher”, ministrada pela especialista em fisioterapia pélvica, Gerlin Lins.

De acordo com a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, durante este mês serão realizadas no município várias atividades em comemoração ao Novembro Negro. “Em parceria com a Secretaria de Cultura e o Conselho da Juventude vamos realizar várias atividades educativas e culturais dando visibilidade ao mês da Consciência Negra. A mulher foi o tema escolhido para iniciarmos as comemorações”, ressaltou a secretária.

Durante a palestra, a fisioterapeuta explicou sobre os cuidados que as mulheres precisam ter com a saúde íntima. “Ela interfere na saúde geral da mulher, prejudicando muitas vezes os seus relacionamentos sociais, familiares e íntimos. O trabalho que o CIAM vem desenvolvendo no município é necessário para levar mais dignidade as mulheres de baixa renda, que não tem condições de receber atendimentos especializados”, destacou a palestrante.

Segundo a moradora do Salitre, Tatiana dos Santos, que além de participar da palestra também foi atendida pelo médico ginecologista do CIAM, é muito importante esta atenção especial de cuidar das mulheres. “Aprendi muito com a palestra sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. E quero parabenizar toda a equipe,com a assistência e o carinho que recebemos aqui, nos ajuda a superar as situações de violência que sofremos”, agradeceu Tatiana.

A palestra reuniu dezenas de mulheres da comunidade que são atendidas diariamente pelo CIAM. Dentro da programação do Novembro Negro, será realizada no local, também no dia 12 de novembro, a palestra “O Extermínio da Juventude Negra”, com a participação do Grupo Juventude Viva, de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *