PREFEITO DISCUTE COM REPRESENTANTES DA MOSCAMED PROJETO PARA CONTROLE DAS MURIÇOCAS

BLOGQSP.moscamedRepresentantes da Moscamed estiveram neste  1° de novembro em contato com o prefeito Isaac Carvalho, quando na oportunidade conversaram sobre os resultados do Projeto Aedes Transgênico – PAT e as experiências realizadas nas comunidades de Itaberaba e Mandacaru, locais onde a redução dos mosquitos selvagens foi de 85% a 100%, após um período 12 meses de trabalho e a possibilidade de ampliação desse projeto para também combater o mosquito da muriçoca, o Culex.

O encontro contou com a presença da coordenadora do PAT, a professora Margareth Capurro, da Universidade de São Paulo (USP), e do diretor executivo da Moscamed, Jair Virgino, além do secretário de saúde, Cássio Garcia, do diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, do assessor de Políticas Sociais do município, Carlos Neiva e do secretário de governo, Paulo Bonfim.

Margareth Capurro explicou que, assim como foi feito com o projeto de controle do mosquito Aedes Transgênico, o do Culex também utilizaria da mesma técnica. “A idéia é fazermos a criação em massa, a produção, em seguida fazermos a otimização, e aí podermos testar a técnica clássica que é o macho estéril como ela é desde a base. A idéia é produzir o macho, irradiá-lo e liberá-lo para que ele copule com as fêmeas, para só então começar a ter uma redução da população”, descreveu a coordenadora do PAT, lembrando que para desenvolver o projeto será necessária a captação de recursos.

O prefeito Isaac Carvalho considerou essencial o estudo do projeto e apresentou o apoio do poder público municipal na busca de novos parceiros. “Já temos o apoio do Governo do Estado nesse projeto do controle da dengue, do Ministério, e vamos buscar apoio também da iniciativa privada porque entendemos que esse é problema que afeta demasiadamente a nossa população, apesar de todo o trabalho que temos realizado desde 2009 com a limpeza dos canais, na redução dos casos de dengue no município, com a ação do carro fumace e com as obras do saneamento que deixará o município com mais de 90% saneado”, expressou o prefeito.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *