FORMAÇÃO DE AGENTES DO “ARCA DA LETRAS” ACONTECEU DURANTE O SEMIÁRIDOSHOW

BLOGQSP.SEMIARIDOSHOWNo segundo dia do SemiáridoShow 2013, houve uma capacitação para as/os agentes de Leitura do Arca das Letras,  um programa de incentivo à leitura para moradores/as de comunidades rurais.

Uma diversidade de livros foi entregue para que seja criada nas comunidades uma biblioteca social, com o objetivo de ampliar o conhecimento em áreas onde geralmente há uma carência de acesso aos bens culturais. Na quinta-feira (31), aconteceu a entrega de uma Arca com 200 livros na comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro – BA.

Lançado em 2003, o Programa segue para as regiões compartilhando conhecimento por meio de livros com crianças, jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras do campo, especialmente nas comunidades de agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e remanescentes de quilombo. Voluntários/as da própria comunidade auxiliam na formação dos acervos, na implantação e na gestão das atividades da biblioteca. 

A coordenadora do Programa, Maria Dione Silva Ferreira, enfatiza que a formação é importante para auxiliar as/os voluntárias/os do Programa a controlarem as saídas e entradas dos livros, discutir estratégias para se conseguir novos doadores/as de livros, entre outras atividades de manutenção da biblioteca na comunidade. Maria Dione explica ainda que qualquer comunidade rural interessada pode ser beneficiada, basta gostar de trocar conhecimento e ter tempo para se dedicar a iniciativa. “Para ser um Agente de Leitura é preciso gostar de ler e ter disponibilidade para doar parte de seu tempo”, pontua.

Rute Ferreira, pedagoga do Irpaa, participou da formação e diz que o Arca das Letras contribui de maneira positiva na comunidade, pois na região que ela atua há uma diversidade de público que se interessa pela leitura, e com isso a iniciativa só vem melhorar o nível de leitura já existente.

Funcionamento do Programa

O Arca das Letras é uma ação da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA criada para facilitar o acesso aos livros. Na região norte da Bahia, o Irpaa vem incentivando comunidades acompanhadas pela entidade a acessarem o programa.

Os livros são disponibilizados de acordo com o perfil cultural de cada interessado, pois antes mesmo da entrega à comunidade existe uma seleção dos livros que melhor atenda esse público, logo depois são formados os acervos, que costumam ser de vários níveis culturais. Para atender a essa demanda, a biblioteca é organizada em móvel de madeira fabricado em marcenaria de projetos sociais ou de penitenciárias estaduais. Para participar do Programa, um formulário é entregue para um/uma representante da comunidade interessada, logo após o município constrói a arca e o MDA entra com o acervo e treinamento dos Agente de Leituras.

Na formação, as/os voluntárias/os conheceram como se dá o preparo técnico de um livro e a importância de conseguirem  doações para ampliar os acervos, os modos de construir uma  biblioteca,  além de instruções em relação a prazos do livros e registros de materiais recebidos.

O SemiáridoShow acontece até amanhã (dia 01) e é uma realização da Embrapa e do Irpaa. O evento é aberto ao público que pode comparecer das 8h às 18h na Unidade da Embrapa Produtos e Mercados, em Petrolina (PE).

Imprensa SemiáridoShow

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *