LIDERANÇAS DO JOSE E MARIA FAZEM REUNIÃO COM O GOVERNO PRESENTE

blogqsp.reuniaoNum clima de organização comunitária e com debate participativo, representantes do bairro José e Maria se reuniram nesta quarta, 31, na associação das Mulheres Rendeiras, com diversas lideranças da associação de moradores, produtores de horta comunitária, a PM, as escolas municipal e estadual, associação das Irmãs Carmelitas e a equipe da Estação Governo Presente em Petrolina.

O encontrou foi mediado pela gestora da EGP, Francis Teonília, que apresentou a metodologia do Programa Governo Presente em Petrolina e especificamente nos quatro Territórios Especiais de Cidadania (TECs): João de Deus, Serrote do Urubu, São Gonçalo e o José e Maria.

Todos conheceram com detalhes as ações do programa GP e o cronograma de atividades para realização do Comitê Intergovernamental, pactuações de serviços junto às instituições municipal, estadual e federal; o Fórum Social, com participação de toda população e dos órgãos governamentais e não governamentais e a Ocupação Social, ações de impacto dentro do TEC na realização de diversos serviços à comunidade. As ações devem ocorrer na segunda semana de dezembro/2013.

Para Cícera Josefa Rodrigues, conhecida na localidade como Dona Santinha, presidente da Associação das Mulheres Rendeiras do bairro, qualquer atuação das esferas governamentais dentro do José e Maria é bem-vinda. “Estamos à disposição para ajudar. Não temos vínculos políticos nem partidários. Lutamos para que nosso direito seja respeitado. A maior violência é a sonegação dos direitos”.

O encontrou contou com a participação do coronel Tavares Lira, assessor especial do Governo de PE que atua na região do Sertão (de Arcoverde a Petrolina) na área de prevenção à criminalidade, do capitão Marcos Costa e do sargento Geraldo Severino do 5º BPM/PMPE, que atuam no bairro.

“O bairro José e Maria tem características de cidade pela sua extensão, grandiosidade urbana e movimentação do comercio, dos equipamentos instalados e a relação das pessoas em termos organizacionais”, ressalta coronel Lira. Para ele, os trabalhos sociais a serem realizados na localidade devem surtir efeitos positivos e duradouros porque a população de forma engajada participa de todo o processo.

A reunião na associação das Mulheres Rendeiras contou ainda com a participação de representantes das escolas Antonio Padilha, Prof. José Joaquim e do CRAS José e Maria.

Texto e Foto: Teresa Leonel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *