UNE realiza hoje (31) “marcha dos estudantes” em Brasília

A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai realizar hoje (31), em Brasília, uma passeata que ganhou o nome de “Marcha dos Estudantes” e faz parte do “Agosto Verde Amarelo”. De acordo com a UNE, a manifestação deve reunir cerca de 20 mil estudantes. A líder estudantil Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), estará presente para falar sobre a situação no Chile e convocar a jornada continental de lutas da juventude latinoamericana.

Na pauta está a defesa do investimento de 10% do PIB na educação para remuneração dos professores, mais assistência estudantil, melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino. Os estudantes também reivindicam 50% do fundo social do Pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros no Brasil.

A passeata começa em frente a Biblioteca Nacional, e parte rumo ao Congresso Nacional. Lá, diretores da UNE pretendem se reunir com lideranças partidárias e entregar à presidente Dilma Rousseff um documento com as reivindicações dos estudantes. Após a marcha, haverá uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *