FÓRUM DE GESTORES EM DIREITOS HUMANOS PERCORRE CIDADES DO SERTÃO

blogqspjusticaA partir desta segunda-feira, 28, até o dia 01 de Novembro, equipes da Secretaria Executiva de justiça e Direitos Humanos, coordenada pelo secretário executivo, Paulo Moraes, realiza uma maratona de visitas a 05 municípios sertanejos. O objetivo é mobilizar gestores que atuam na área de direitos humanos para implantação do Fórum de Gestores da área. Na ocasião será assinada a carta de intensões para a formação do fórum.

Os encontros de articulação tiveram início na RMR, depois passaram por Limoeiro, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. A iniciativa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, é inédita no estado. Visa implementar ações que venham a reforçar a promoção e defesa dos direitos, como por exemplo, da criança e do adolescente, do idoso, da população LGBT, dos reeducandos em regime aberto e em liberdade condicional e da população como um todo.

O espaço servirá também para troca de experiências entre as esferas municipal e estadual, interiorizando as ações e possibilitando a replicação  de políticas públicas  de direitos humanos no âmbito local.

De acordo com o Secretário Executivo, Paulo Moraes, a integração dos gestores vem fortalecer as ações na área dos direitos humanos, com a proposta de atuação em forma de consórcio entre cidades limítrofes e no contexto das regiões. Além disso, poderá promover a articulação com órgãos federais, em especial, aqueles que têm atribuições para a implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos III.

O Fórum de Gestores em Direitos Humanos poderá manter contatos com representantes da sociedade civil organizada, movimentos e redes, como forma de favorecer a interlocução entre estes e os membros da gestão. Os próximos encontros para discutir o Fórum de Gestores em Direitos Humanos acontecem dia 05 de Novembro em Nazaré da Mata; e 06 em Palmares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *