PREFEITURA PARTICIPA DE CAMPANHA DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS EM JUAZEIRO

blogqsp.CampoLimpoA Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) é uma das parceiras na campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas, iniciada no projeto Maniçoba.

A campanha é uma realização da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (ACAVASF), e objetiva impedir que esse material seja depositado em locais inadequados, evitando assim, danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde da população.

O diretor de Agricultura da SEAPA, Jailzon Santos Sena falou da importância da campanha e o papel do município no projeto. “Estamos mobilizando os agricultores para trazerem os vasilhames nos pontos indicados, contribuindo assim, para um ambiente mais saudável. Hoje estamos atuando nos povoados de Campos, de Lagoa da Pedra, e na sede do distrito de Maniçoba”, informou. Além da mobilização, a prefeitura também atua na detecção dos locais a serem visitados e na coletas das embalagens.

De acordo com Marcelino Ferreira de Souza, técnico agrícola do distrito de irrigação de Maniçoba, o primeiro procedimento que deve ser feito para descontaminar as embalagens, é a tríplice lavagem, método realizado após o uso dos agroquímicos. “É importante que os agricultores após usar os agroquímicos, realizem a tríplice lavagem das embalagens vazias, e depois separá-las das outras. Se esse método não for realizado imediatamente, a embalagem estará contaminada, causando risco para o agricultor e para o ambiente”, informou.

Na região do Vale do São Francisco, a Acavasf faz o recebimento das embalagens utilizadas pelo pequeno produtor e encaminha à Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada no Núcleo-1, do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). Na central de recebimento, o rótulo é retirado e é feita a classificação das embalagens. Depois desse processo, o material é prensado e encaminhado a uma empresa de reciclagem ou para um incinerador, indicado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que é responsável pela logística.

Para o produtor de Maniçoba, Josival Nascimento Pereira, a campanha além de incentivar os produtores a limparem seus lotes também contribui para preservação do meio ambiente. “O projeto é muito importância para a nossa comunidade, haja vista, que retira todas as embalagens que comprometem o ambiente como um todo. Desde o primeiro ano tenho participado do programa, trazendo as embalagens vazias para os pontos de atendimento e percebo que esse interesse tem crescido a cada ano por parte dos produtores”, enfatizou.

O recolhimento em Juazeiro também será realizado nos projetos Curaçá (29 de outubro), Mandacaru e Tourão (31 de outubro). Vale destacar que a INPEV, Sebrae, ADAB, Codevasf, Prefeitura de Ponto Novo, Prefeitura de Curaçá e Distrito de Irrigação de Paulo Afonso também estão unidos nesta campanha.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ SEAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *