DIVULGADA NOTA DE FALECIMENTO DA ADOLESCENTE NA OCUPAÇÃO DO MPA

blogqspMPANo dia 16 de outubro realizam-se em nível internacional lutas por todo o mundo em defesa da soberania alimentar e contra as transnacionais. Homens, mulheres, jovens e crianças se dispuseram mais uma ao sacrifício da luta em busca do sonho de uma sociedade com justiça social e sustentabilidade ambiental.

As jornadas de luta são momentos intensos de aprendizados, de exemplos pedagógicos que marcam profundamente a vida daqueles que a vivem e apóiam. Não raras vezes o conflito e a tragédia se fazem presente.

 Quando da jornada de lutas por Soberania Alimentar e Poder Popular que reuniu mais de 5 mil camponeses do semiárido em Juazeiro, Bahia, o Movimento dos Pequenos Agricultores registrou mais uma perca. A adolescente M.L.S  veio a falecer, por afogamento, na piscina do clube no qual os camponesas estavam acampados. 

Assim é com grande tristeza que toda a família MPA encontra-se em luto e se solidariza com a família.

Compreendemos a fatalidade no quadro das lutas sociais. O agronegócio e o Estado brasileiro obrigam anualmente centenas de milhares de famílias irem à luta como única via de se manter no campo com dignidade.

Os eixos centrais da jornada – Soberania Alimentar, Soberania Hídrica e os Direitos Territoriais dos camponeses e dos povos tradicionais – continuarão ser objeto de lutas e disputas e animarão outras jornadas de lutas. Agora essas jornadas terão na adolescente militante M.L.S  um novo símbolo, à maneira camponesa que aprendeu a seguir a luta e fazer das flores ceifadas as sementes que animam o cultivo de um belo jardim.

Por nossos mártires nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta!

Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST

Instituto Regional de  Pequena Agropecuária Apropriada- IRPAA

Movimento dos Atingidos por Barragens- MAB

Levante Popular da Juventude

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *