INVASÃO DA UNIDADE DA MONSANTO EM PETROLINA (PE) POR INTEGRANTES DO MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES (MPA) – VIA CAMPESINA

blogqspmonsanto001

COMUNICADO 

Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que integra a Via Campesina, invadiram na manhã de hoje (15/10/13) a unidade da Monsanto em Petrolina, no interior do estado de Pernambuco. Os seguranças foram rendidos pelos invasores, que tomaram a unidade. Não houve feridos, mas há informações de danos a equipamentos e materiais de pesquisa.

A Monsanto tomou todas as medidas para garantir a segurança e a integridade dos seus funcionários, que foram retirados do local. A empresa se solidariza com as suas equipes e seus familiares, fragilizados em razão da violência e da arbitrariedade desse movimento.

A Monsanto já entrou em contato com as autoridades locais e estaduais, e está tomando todas as medidas judiciais cabíveis para retomar o controle da unidade.

A empresa repudia veementemente atos ilegais como esse, que destroem a propriedade privada e comprometem a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras que contribuem para o aumento de produtividade da agricultura brasileira.

Inaugurada em março deste ano, com investimentos diretos de US$ 20 milhões (mais de R$ 40 milhões), a estação de pesquisa de Petrolina foi implantada para acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento de tecnologias voltadas para milho, soja, algodão, sorgo e cana-de-açúcar no Brasil.

A Monsanto acredita que, num regime democrático como o que vivemos no Brasil, discordâncias – de cunho ideológico ou não – devem ser expressas pelo caminho legal ou pelo debate de ideias, não por meio de atentados aos indivíduos, à ciência e à propriedade privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *