Pibin Mais Educação: projeto piloto chega à fase final em escola de Juazeiro

Após de quase um ano de atividades, o Programa Institucional de Bolsas de Integração (Pibin) Mais Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, através da Pró-reitoria da Integração (Proin), chega à fase final de suas atividades no colégio estadual Ruy Barbosa, em Juazeiro. A iniciativa beneficiou professores e alunos da escola, além de estudantes da Univasf, que atuaram como monitores do projeto, supervisionados pelos professores da universidade.

O Pibin Mais Educação foi implantado no Ruy Barbosa em setembro de 2010 por meio de nove áreas de ação, entre elas, química, física, leitura e produção textual e esporte (foto). Os professores da escola também foram contemplados em um curso de Aperfeiçoamento em Educação Integral, onde criaram um instrumento de avaliação institucional que possibilita um planejamento estratégico participativo no projeto pedagógico da escola.

A experiência implantada pela Univasf no Ruy Barbosa é uma iniciativa pioneira na instituição. Segundo o professor Alexsandro Machado, um dos envolvidos no projeto, a iniciativa causou um impacto em muitas áreas da escola, movimentando também pais de alunos e funcionários. “A universidade também deve ter um compromisso com a educação pública e eleger isso como prioridade regional. Esse tipo de projeto tem muito a contribuir, não só na pesquisa e extensão, mas também no ensino”, completou Alexsandro.

De acordo com o diretor de Extensão, Cesar Silva, outras escolas da região e também de Olinda (PE), já procuraram a Univasf para implantar o projeto. Segundo ele, a perspectiva é ampliar a iniciativa para outras instituições. “Até o fim do ano devemos lançar outro edital do Pibin Mais Educação para definir a continuidade do projeto”, concluiu Cesar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *