Contagem regressiva para a IV Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões

De 26 a 28 de agosto o distrito de Pinhões será sede da quarta edição da Feira de Caprinos e Ovinos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) e a Associação de Desenvolvimento Comunitária de Pinhões (ADESCOPI). “A Feira tem como foco o desenvolvimento da cadeia produtiva, valorizando a cultura local de compra e venda de animais em feiras livres, adaptando e transportando essa iniciativa para um ambiente mais organizado. Também será promovida a integração e a troca de experiências entre pequenos e médios produtores locais”, informou Agnaldo Meira, Secretário de Agricultura de Juazeiro. De acordo com José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento, a quarta Feira de Caprinos e Ovinos é uma iniciativa do governo municipal a partir de uma demanda da comunidade em criar um espaço para mostrar a potencialidade da caprinovinocultura na região. “O objetivo maior é promover o desenvolvimento da caprinovinocultura, e nada melhor do que criar um espaço simples e de fácil acesso, onde os pequenos produtores possam se sentir inseridos no contexto”, explicou.
O propósito do evento é divulgar os produtos da caprinovinocultura em todo o estado; estabelecer condições de integração e comercialização em ambiente simples e de fácil acesso; proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados; promover acesso ao crédito rural aos interessados, através do Banco do Nordeste; aumentar o nível de auto-estima e renda dos produtores e promover a capacitação dos produtores, através da realização de centros temáticos. “A caprinovinocultura é secular no semiárido nordestino, mas ainda não foi dada a atenção devida que a atividade merece. A carne de caprinos e ovinos é considerada uma das melhores carnes para o consumo, pois possui menor índice de colesterol comparado com a carne de frango, além de facilitar a digestão e aumentar o teor de ferro. Paralelo a isso tem o leite, subproduto que além de proporcionar boa rentabilidade para os produtores, também tem grande importância na qualidade alimentar”, destacou Chaveco.
A realização da Feira trará como resultados a dinamização da cultura e da economia local, através da integração e do volume de negócios realizados. “A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público interessado no assunto, faz da feira uma oportunidade de negócios e de transferência de tecnologias propiciando também, a divulgação das atividades culturais e econômicas local”, observou.
A IV Feira de Caprinos e Ovinos conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, ADAB, Sebrae, Codevasf, UNEB, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, DNOCS, Mineração Caraíba e comércio local.

Programação

26/08 (sexta-feira)

14h – Abertura do parque para chegada dos animais
Observação: os primeiros (20) expositores receberão brindes.
17h30 – Solenidade oficial de abertura do evento, no Clube Social de Pinhões.
18h30 – Palestra sobre o Programa Bioma Caatinga
19h30 – Coquetel alusivo ao IV Aniversário da Feira do Bode e à abertura do evento

27/08 (sábado)

07h – Abertura do parque recepção dos animais.
08h – Abertura ao público para visitação – estandes institucionais, exposições de trabalhos científicos e estações tecnológicas.
10h – Concurso para escolha de animais de maior peso (caprinos e ovinos).
11h – Julgamento de lotes uniformes (raças rústicas)
15h – Apresentações culturais.

28/08 (domingo)

08h – Abertura ao público para visitação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *