IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões pretende reafirmar potencialidades da cadeia na região

Com o foco na comercialização a feira pretende reunir e beneficiar caprinovinocultores dos municípios de Juazeiro, Uauá, Curaçá, Jaguarari, Canudos, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, dentre outros; inserindo-os num contexto comercial mais amplo, capaz de atingir mercados de consumo, agregar valor aos produtos da cadeia produtiva e aumentar a renda familiar e qualidade de vida.

“O evento acontecerá num espaço simples e de fácil acesso, com uma mínima estrutura, onde os produtores possam comercializar seus animais”, informou José Wilson Chaves (Chaveco), organizador do evento e supervisor de projetos da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A feira pretende atrair empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. “O processo de comercialização constitui o maior gargalo dessa cadeia, já que a presença do atravessador sempre fez parte desse contexto, subtraindo assim a maior parte dos lucros, mas que também tem sua importância no processo”, observou Chaveco.

Além da comercialização de animais, principal foco da feira, o evento contará com uma programação rica e variada, dando destaque aos centros temáticos composto por importantes palestras, como a do Programa Bioma Caatinga que será apresentada no evento. “O programa de Inclusão Produtiva da Ovinocultura e Caprinocultura no Semiárido da Bahia objetiva o desenvolvimento regional sustentável por meio da estruturação das cadeias produtivas. A comissão formada para dar encaminhamento aos estudos e apresentar dados que serão utilizados para reduzir e até mesmo sanar os problemas no Bioma; já realizou a analise das principais ações a serem desenvolvidas nos municípios integrantes. Durante a palestra pretendemos expor o projeto estruturante com ações que serão implantadas em Juazeiro”, destacou o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira.

Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) e Associação de Desenvolvimento Comunitária de Pinhões (ADESCOPI) realizarão de 26 a 28 de agosto a IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões. O evento acontece no Jorrinho, localizado às margens da BR 235, a 72 Km da sede do município de Juazeiro – BA.


A IV Feira de Caprinos e Ovinos conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, ADAB, Sebrae, Codevasf, UNEB, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, DNOCS, Mineração Caraíba e comércio local.


Confira a Programação:


26/08 (sexta-feira)

14h – Abertura do parque para chegada dos animais
Observação: os primeiros (20) expositores receberão brindes.
17h30 – Solenidade oficial de abertura do evento, no Clube Social de Pinhões.
18h30 – Palestra sobre o Programa Bioma Caatinga
19h30 – Coquetel alusivo ao IV Aniversário da Feira do Bode e à abertura do evento


27/08 (sábado)

07h – Abertura do parque recepção dos animais.
08h – Abertura ao público para visitação – estandes institucionais, exposições de trabalhos científicos e estações tecnológicas.
10h – Concurso para escolha de animais de maior peso (caprinos e ovinos).
11h – Julgamento de lotes uniformes (raças rústicas)
15h – Apresentações culturais.


28/08 (domingo)

08h – Abertura ao público para visitação
10h – Palestra sobre Pitiose
11h – Palestra tema a definir.
12h – Premiações dos vencedores dos concursos e julgamentos.
13h – Encerramento com confraternização e distribuição de brindes.

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA (Prefeitura Municipal de Juazeiro); (74) 9198-3608.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *