JUAZEIRO RECEBE ESTAGIÁRIOS DO SUS E APRESENTA A REDE MUNICIPAL

estágio2Juazeiro recebe mais uma vez, estagiários de diversas localidades do Estado da Bahia para participarem do Estágio Vivência no SUS, uma promoção da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Humanização e Educação Permanente em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública (SESAB).

Além do município, os estudantes são das cidades de Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Araci, e ficarão na cidade por sete dias, onde participarão de rodas de conversas com os profissionais de saúde para conhecerem a caracterização epidemiológica do município e o funcionamento do SUS, através de visitas nas unidades de saúde da Rede Municipal, desde a atenção básica até a de alta complexidade.

Os estudantes chegam a Rede para conhecer o SUS e melhorar os serviços ofertados, já que o estágio é um espaço de construção e fortalecimento da saúde pública, destaca a supervisora do Controle Social, Carla Lorena Pesqueira.

“O momento também é importante para a troca de conhecimentos no âmbito da saúde e educação, um fortalecedor tanto para os estudantes quanto aos profissionais de saúde na vivência com o SUS. As Equipes de Saúde da Família apresentarão os serviços, fluxos de atendimentos, organização e processo de trabalho”, completou Pesqueira.

Para o aluno de Serviço Social da UNOPAR do pólo de Tucano, Wesley Morais, o estágio é uma oportunidade de conhecer o Sistema Único de Saúde, propagar o funcionamento e melhorar os serviços. “Vou aproveitar para adquirir o máximo de informações para honrar meu trabalho na comunidade, da qual atuarei em breve. O treinamento também vai me ajudar a aplicar melhor meus conhecimentos, ver os problemas e buscar soluções, enfim, é uma maneira de conseguir mais experiência e poder contribuir com o desenvolvimento do SUS”, citou.

Os estudantes receberão orientações com o objetivo de vivenciar um processo educativo teórico-prático no cotidiano das unidades de saúde, envolvendo ainda a gestão e o controle social, informou o secretário da saúde, Cássio Garcia. “É importante para o SUS formar recursos humanos comprometidos com a saúde pública, além de ser uma forma de atrair profissionais. Desta forma se alcançarão também melhorias nos serviços direcionados a saúde da população”, explicou o titular da pasta.

O objetivo da ação é estimular discussões para promover a integração entre educação e trabalho de saúde, aproximando o alunado à saúde pública e gerando o fortalecimento do SUS em Juazeiro.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Estágio Vivência no SUS é fruto da articulação entre a Escola Estadual de Saúde Pública e estudantes da área da saúde no Estado, visando à construção de estratégias que orientem novas práticas pedagógicas e de saúde.

São treze alunos das áreas de Enfermagem, Medicina Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia e estudantes das seguintes universidades: Univasf, Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN), Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF), UFBA, UNIME, UNOPAR e UNIFACS.

Nesta terça-feira (24), os alunos estarão visitando as unidades de saúde da zona urbana: Dom Tomaz, João XXIII, Dom José Rodrigues e os setores de Vigilância e Regulação.

Vânia Castro/Assessoria Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *