UNEB ABRE INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS

blogqspuneb0Estão abertas até o dia 4 de outubro as inscrições para a primeira turma do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. São oferecidas 15 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa, com ingresso previsto para fevereiro de 2014.

Os interessados deverão preencher ficha de inscrição disponível no site www.ppgesa.uneb.br e efetuar depósito no valor de R$ 100. A ficha e o comprovante de pagamento deverão ser encaminhados, via sedex, junto com a documentação exigida para inscrição, à secretaria do PPGESA, localizada à Av. Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo, Juazeiro (BA), CEP 48.905-680. Informações sobre outros documentos exigidos, etapas da seleção e corpo docente também podem ser acessadas no site do programa.

O mestrado, que é aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”,

O objetivo do curso é qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de atividades educativas contextualizadas, com referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.

Para o doutor Edmerson Reis, coordenador do programa, o mestrado representa mais uma contribuição da Universidade no processo de construção de ações voltadas para a realidade da região semiárida brasileira, que apresenta características singulares e ao mesmo tempo complexas, retratadas em outros territórios semiáridos do mundo.

“A criação do mestrado e a consolidação da pós-graduação no Departamento de Ciências Humanas visa à formação de profissionais capazes de compreender e pensar saídas inovadoras, adequadas com a semiaridez, tendo em vista a construção de um desenvolvimento regional sustentável, integrado e fundamentado na convivência”, destaca Luzineide Dourado, coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e vice-coordenadora do mestrado.

Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH/Campus III/UNEB.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *