Juazeiro conquista dois Centros de Parto Normal (CPN) e para dar andamento ao processo de habilitação, a Maternidade Municipal recebeu na quinta-feira, 12, a visita de apoiadores da Rede Cegonha, na Bahia, Lívia Moura de Souza e do Ministério da Saúde (MS) para a Bahia, Larissa Paiva.
O objetivo da vistoria foi avaliar a estrutura da unidade e os recursos humanos para iniciar o funcionamento do CPN, que irá beneficiar muitas mulheres da cidade e da região com a assistência ao parto de risco.
Com a habilitação, a Maternidade já recebeu cinco novos leitos PPP (assistência ao pré-parto, durante e após o parto) e em quinze dias mais cinco chegarão à unidade, além da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que será habilitada ainda este ano. O objetivo é fortalecer o modelo de atenção ao parto e ao nascimento preconizado pelo Ministério da Saúde, através da Rede Cegonha.
“O município seguiu todas as diretrizes determinadas pelo MS para implantação e habilitação do CPN com o intuito de qualificar o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e no nascimento. É uma forma de estimular o parto normal e humanizar os serviços, permitindo as mulheres uma experiência agradável, alegre e segura, tanto durante a gravidez, como na vivência do parto”, ressaltou o secretário da saúde, Cássio Garcia.
Neste primeiro semestre, a Maternidade realizou mais de 1,5 mil partos normais. Acompanharam a visita, a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Eliete de Castro, os diretores, de Promoção à saúde, Mário Machado e Atenção à Saúde, Geandry Peres e as coordenadoras da Maternidade, de Enfermagem, Maria Barros e Administrativa, Rivaécia Espínola.
Curso de Doulas Comunitárias qualifica e humaniza os partos
Juazeiro também vai oferecer o curso de Doulas Comunitárias com as parcerias do Ministério da Saúde e o Hospital Sofia Feldman (HSF) de Belo Horizonte (MG) de 24 a 26 de setembro. Com a iniciativa, o município estará melhorando os indicadores assistenciais e os níveis de satisfação das usuárias, possibilitando o aumento da qualidade no parto, além de oferecer grande contribuição para a humanização do atendimento.
“Já encerramos a seleção do curso de Doulas Comunitárias que irá garantir voluntárias para dar apoio emocional aos familiares e as usuárias, fortalecendo o vínculo da mãe e do bebê e garantindo um parto mais agradável e humano”, encerrou o titular da pasta.
Vânia Castro/assessoria Sesau
