Juazeiro pode ser uma cidade da Bahia a sediar um CTS na Copa do Mundo 2014

Em entrevista coletiva com o secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, durante a manhã de ontem (09), no Grande Hotel de Juazeiro, foram explicitados os preparativos para o maior evento esportivo do mundo que acontecerá pela segunda vez no país. A primeira aconteceu em 1950. Comunicadores, representantes sociais, de entidades não-governamentais e do setor empresarial da região estiveram no encontro aberto pelo prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.
Campello disse que a reunião é um momento preparatório para o Fórum Regional da Copa 2014 que acontecerá no mês de setembro deste ano, sendo Juazeiro uma das cidades pólos da Bahia a sediar o encontro que receberá gestores e munícipes para discutir assuntos pertinentes a Copa, já que o evento não é restrito às 12 cidades-sedes que terão estádios oficiais para a realização dos jogos. É um assunto amplo que deve ser debatido em todo o território nacional, especialmente nos 145 municípios do país que serão utilizados como Centros de Treinamento das Seleções (CTS), e Juazeiro está na lista de candidatos a sediar o local para as seleções na preparação para o Mundial 2014.
Técnicos que prestam serviço ao Comitê Organizador da Copa (COL) ainda vão inspecionar alguns campos oficiais de treinamento, mas, de acordo com o prefeito Isaac Carvalho, há tempo de Juazeiro se adequar e atender aos requisitos básicos para hospedar seleções. “È uma oportunidade de debater sobre os trabalhos preliminares, para que possamos entender a grandiosidade do evento e nos prepararmos dotando o município de infraestrutura capaz de abrigar um CTS”, citou Isaac reiterando que é preciso “correr” para recuperar o déficit de estrutura da cidade.
Campello acrescentou que a “Copa do Mundo é uma janela de oportunidades e deve ser ocupada por intervenções e legados pós-copa”, citando que deve haver o planejamento para a potencialização da mão-de-obra, do turismo, do enoturismo e da rede hoteleira e ainda, a viabilidade para dinamizar políticas públicas nas escolas, que incentivem jovens à prática esportiva.
Na Bahia 15 municípios são candidatos à Centro de Treinamentos: além de Juazeiro, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Itaparica, Vera Cruz, Lençóis, Mata de São João, Jequié, Prado, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista. A capital Salvador também possui praças esportivas candidatas à Centros de Treinamentos.


Por Mônia Ramos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *