Globo divulga documento com princípios editoriais


As Organizações Globo divulgaram neste sábado (6) um documento com os princípios editoriais que norteiam as redações do grupo, em TV, jornal, revista, rádio ou internet. O texto “Princípios Editoriais das Organizações Globo” descreve as normas e condutas que os veículos do grupo devem seguir para que seja cumprido o compromisso de oferecer jornalismo de qualidade. Uma carta do presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, e dos vices João Roberto Marinho e José Roberto Marinho apresenta o documento. Na carta, os acionistas observam que, desde 1925, quando o jornal “O Globo” foi fundado por Irineu Marinho, as empresas jornalísticas do grupo, comandadas por quase oito décadas por Roberto Marinho, praticaram de forma intuitiva esses princípios. “Certamente houve erros, mas a posição de sucesso em que se encontram hoje mostra que os acertos foram em maior número”, escrevem. A carta considera também que, na Era Digital, todos os indivíduos podem usar a internet para se comunicar livremente e atingir uma audiência potencialmente ampla. Essa possibilidade é bem-vinda, diz a carta. “Ao mesmo tempo, porém, ela obriga a que todas as empresas que se dedicam a fazer jornalismo expressem de maneira formal os princípios que seguem cotidianamente. O objetivo é não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença.”

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