“Concertos Didáticos” levaramo arte, musica e cores a tarde do museu do São Francisco

Concertos Didáticos” expressa linguagens da arte em Juazeiro

À tarde da última quinta (04), foi uma oportunidade para o reconhecimento de diferentes linguagens artísticas expressadas por artistas da região, desde a música erudita a painéis com a difusão das artes plásticas. A apresentação do Projeto “Concertos Didáticos” aconteceu no Museu Regional do São Francisco. 

O objetivo do projeto, de acordo com o curador, professor Paulo Oliveira, é dar a chance ao alunado de encontrar no uso de novos meios, principalmente da arte, a oportunidade para criar, inventar e apreciar a cultura através da música seja ela, clássica, popular ou erudita. “A arte não tem fronteiras, não tem barreiras geográficas, nem econômicas e sociais”, aponta.

Durante o evento foram expostos, num chamado painel artístico, cinco cartazes com imagens de pinturas dos artistas plásticos Rinaldo Lima, Coelhão e Marlos Daniel, além dos cartazes confeccionados por alunos da rede estadual de ensino. Um deles de Luciano Bahia, estudante da Escola Augustinho Muniz que presenteou a presidenta Dilma Roussefff com o quadro intitulado de “Enfrentando Barreiras”. O mesmo trabalho exposto durante o Projeto.

Enquanto as artes plásticas revelavam uma concepção estética e poética, a apreciação da música ao som da Orquestra OPUS 68 do IF Sertão/Pernambuco difundia músicas clássicas e eruditas.  Para os artistas plásticos, o momento foi para a divulgação da cultura universal. “O mais importante é que é uma comunhão de expressões artísticas e uma chama a atenção para outra, uma oportunidade a mais para divulgar”, disse Coelhão. Já Rinaldo Lima frisou que a promoção de eventos como este “abre horizontes”. “Quando é apresentado um evento como este, que a maioria da população não tem acesso, você desperta o jovem para um novo mundo cheio de perspectivas e novas possibilidades”, frisou o artista plástico.

Diante do sucesso do evento, o diretor geral do Campus IF-Sertão do São Francisco, Artidônio Araújo, assumiu de manter a parceria e estender o Concerto Didático Cultural para o município de Petrolina e futuramente quem sabe para o Brasil.

Por Mônia Ramos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *