Programa Guarda Mirim chega em novas comunidades

Fechando o ciclo de turmas das escolas públicas municipais que participaram do Programa Guarda Mirim nos últimos meses, a Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina encerrou na manhã de ontem (01) com a terceira equipe de crianças através da prova avaliativa. o grupo da comunidade ribeirinha Porto da Ilha recebeu a equipe de instrução e pesquisa da Secretaria, finalizando mais uma etapa até que possam efetivamente se unir ao grupamento Guarda Mirim, que atualmente conta com 100 crianças formadas.
O Programa Guarda Mirim realizou nos meses de maio a junho orientações da formação às crianças das comunidades também do bairro Mandacaru e Dom Avelar, este último que realizou a prova no último dia 28. Todas as crianças são da Escola Municipal Santa Terezinha. Além da prova que finaliza mais uma etapa, visando beneficiar mais crianças e dar maiores oportunidades de participação, o Programa recebeu nova roupagem nesse último mês quando beneficiou ao mesmo tempo cerca de 110 estudantes do distrito de Izacolândia em um projeto itinerante. Levando ao ambiente escolar todo o suporte para a realização do curso, descentralizando as ações da sede da Secretaria, instalada nas dependências do Parque Municipal Josepha Coelho, a equipe de instrução e pesquisa sob a orientação do Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, esteve na manhã da última sexta-feira (29), mais uma vez no distrito para encerrar o “intensivão” do curso.
Com aulas teóricas aliadas à prática que farão de cada criança um agente social capaz de discernir entre bons e maus comportamentos dentro de sua comunidade, o programa ainda qualifica esses alunos quando formados a dar palestras e instruções sobre a Defesa Civil. Com o projeto itinerante, as crianças das Escolas Guido Alves Cardoso, Monteiro Lobato e da Escola Municipal de Izacolândia, entre 8 e 12 anos, receberam as últimas aulas intensivas, referentes à preservação do meio ambiente, respeito com os mais velhos e deveres de um guarda mirim. Para as gestoras das escolas, que já notam melhora no comportamento desses alunos, o curso confere ainda disciplina e tem ajudado a mantê-los mais atentos em sala de aula.
Em Izacolândia, o curso foi realizado durante todo o dia durante dois dias, correspondente a 20h. As crianças que tiveram um dia diferente, serão, em data a ser definida, avaliadas em seu aprendizado para compor a turma de Guardas Mirins 2011, que tem a meta de formar 500 estudantes. Em outubro, a exemplo da comunidade do Serrote do Urubu, primeira beneficiada do programa esse ano, a Secretaria fará uma reunião com os pais dos participantes e em novembro todos deverão participar da formatura. A próxima turma itinerante será da comunidade de Nova Descoberta.
“Ficamos muito felizes em ver nossas crianças se empenhando em algo produtivo. Elas realmente estão interessadas em ser bons cidadãos e conquistar um futuro brilhante e por isso mesmo é que o prefeito Julio Lossio, vendo tamanho interesse realiza junto com toda nossa equipe um trabalho como esse, que é visionário”, afirmou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *