XVI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO VALE PROSSEGUE ATÉ SÁBADO (31)

BLOGQSP DENTISTA Em uma noite, onde Petrolina recebeu do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Odontologia o certificado “Brasil Sorridente” – na categoria de municípios com a população de 50 a 300 mil habitantes, foi com boas perspectivas que o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Petrolina, César Durando declarou aberto o XVI Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco.

A solenidade, que reuniu na última quarta-feira (28), no Sest/Senat um público formado basicamente de cirurgiões dentistas, estudantes, auxiliares de saúde bucal (ASB) e autoridades, também contou com as presenças de representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia de várias partes do Nordeste, inclusive do presidente do CRO – PE, Rogério Zimmeramann e do secretário geral do Conselho Federal de Odontologia – CFO, Genésio Albuquerque.

Com uma programação científica que se estende até o sábado (31), a coordenação do Congresso deu início aos trabalhos na manhã desta quinta-feira, com o curso: Como os avanços tecnológicos influenciam no dia a dia da Endodontia, ministrado pelo professor Alexandre Vilela. Especialista (ABE – BA) e Mestre em Endodontia (Unigranrio – RJ), o coordenador dos cursos de atualização e especialização do CENO – BA e CEBEO – BA, esclareceu pontos importantes sobre a eficiência e previsibilidade do tratamento endodôntico, associado a inúmeros recursos tecnológicos acessíveis ao clínico. “Uma endodontia de excelência como realidade do consultório”, conforme enfatizou Alexandre Vilela.

Durante a tarde, os congressistas puderam atualizar seus conhecimentos acerca da tomografia computadorizada e softwares de planejamento virtual através de um curso de Radiologia. A professora Viviane Sarmento (BA), além de tirar dúvidas e detalhar aspectos relevantes dessa tecnologia, falou também sobre o quanto ela pode ser útil e acessível aos cirurgiões-dentistas.

Sexta e Sábado

Durante toda a sexta-feira (30), profissionais de renome nacional como Alberto Victor Vasconcelos (BA), Luciano Castellucci e Maurício Barreto (BA), também estarão atualizando os participantes do Encontro de Osseointegração, a partir das 8h30, com os temas:O perfil de emergência e suas conexões / Doença periimplantar, diagnóstico, prevenção e tratamento /Aspectos limitantes da estética periimplantar / Prótese total fixa sobre implante: cuidados para ter resultados. Também na tarde da sexta-feira e manhã do sábado (31), a professora Kátia Guerra Botelho (PE), apresenta o curso para Auxiliar de Saúde Bucal – ASB, com os assuntos: Condutas frente a acidente ocupacionais/ Gerenciamento de resíduos em serviços odontológicos e Biossegurança.

Às 18h30, a Editora Napoleão estará lançando o livro Evidências Científicas em Estética e Osseointegração, dos coordenadores, Maurício Andrade Barreto e Luiz Rogério Duarte. A obra, fartamente ilustrada, propõe uma visão e uma orientação bastante concretas do estágio atual dos aspectos essenciais envolvidos no exercício da especialidade Implantodontia/ Osseointegração.

No sábado e último dia do XVI Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco, ocupando os horários da manhã (8h30 às 12h30) e tarde (14h30 às 18h30), o professor José Carlos Garófalo (SP), ministra o curso de Dentística com o tema: Planejamento restaurador integrado: restaurações estéticas diretas e indiretas e clareamento dental.Também no sábado (31), e obedecendo o mesmo horário, o Sest/Senat recebe o encontro de Ortodontia com o professorRomero Souto (PE). O especialista vai apresentar protocolos para o tratamento ortodôntico, ortopédico e orto-cirúrgico de diversos casos clínicos. A proposta é realizar uma conexão entre as evidências científicas e a clínica ortodôntica diária.

CLAS Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *