CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO ENCERRA DIA 30 EM JUAZEIRO

blogqsp.vacinaA Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciou no último sábado (24) a Campanha de Multivacinação 2013, mobilização iniciada em todo o país com o objetivo de atualizar a caderneta infantil em menores de 5 anos.

Na abertura do dia “D”, todas as Unidades Básicas de Saúde, da sede e interior, estiveram abertas durante todo o dia. Dos 16 mil menores de 5 anos existentes na cidade, 1,7 mil crianças foram levadas pelos responsáveis e quase 1 mil (dado parcial) receberam a atualização na caderneta da vacina, uma cobertura de 57%.

A meta de Juazeiro é melhorar a cobertura vacinal desse público infantil. Segundo Mário Machado, diretor de promoção à saúde, o Ministério da Saúde através de análise, escolhe quando é necessário fazer a campanha para atualização das vacinas de baixa taxa de cobertura. “É importante manter altas taxas de cobertura, e Juazeiro ainda não atingiu os 95% da meta recomendada pelo Ministério da Saúde”, afirmou Mário.

O diretor se refere principalmente àquelas vacinas de segunda dose, que normalmente são esquecidas pelos pais e acabam se destacando nos índices de cobertura do município. “Não temos números de crianças vacinadas para atingir, pois a meta da Campanha não é a quantidade, e sim, renovar a caderneta aplicando todo e qualquer tipo de vacina. É a oportunidade que os pais têm de conferir a vacina que falta para o seu filho”, disse.

Robilene Lima levou seu irmão, João Gabriel, de três anos para vacinar mesmo estando com a caderneta completa. “Minha mãe entendeu que deveria trazê-lo porque poderia ter ocorrido alguma mudança no calendário e é uma forma de sabermos se estamos em dia também”, disse a irmã de João Gabriel.

Já o filho de Anailde Gonçalves de 6 meses precisou receber a dose da vitamina A. “A caderneta estava completa com as vacinas mais importantes, mas achei que deveria vir. Foi bom porque eu não sabia que estava na hora de aplicar a vitamina”, relatou a mãe Anailde.

No Posto de saúde do bairro Novo Encontro, Maria de Lourdes levou a filha, Maria Rita, de 4 anos para vacinar e ressaltou a importância dessa mobilização. “É importante vir porque se não acontece esse tipo de chamada, a gente acaba esquecendo. Minha filha precisava da segunda dose da tríplice viral e da DPT, que é o segundo reforço contra a coqueluche, difteria e tétano e eu não estava lembrada. Para mim essa ação é fundamental”, confessou a mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *