DIRETOR DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE DIZ QUE NÃO HÁ MOTIVO PARA SE PREOCUPAR COM O VÍRUS H1N1

blogqspmariomachadadirvigilanciajuazeiro Foto Farnésio SilvaDiretor de vigilância da saúde de Juazeiro, Mário Machado (foto), esteve nesta terça-feira (20), no programa Bastidores da notícia, veiculado na TropicalSat, para acalmar a população juazeirense e esclarecer as dúvidas sobre o vírus H1N1 que, comprovadamente, está circulando na região. Na semana passada, uma pessoa morreu e duas continuam infectadas com o vírus.

De acordo com Mário, a população não tem motivo para se preocupar.  “A população pode ficar tranquila, estamos trabalhando com essa hipótese desde 2009, nunca tínhamos conseguido provar, infelizmente aconteceu no piranga, porém em 98% dos casos da gripe a cura é espontânea, só  em 2% acontece algum caso mais grave”, destacou.

Segundo o diretor, quando a gripe apresentar algum quadro de agravamento é preciso fazer o acompanhamento e, se necessário, o exame para saber qual o tipo de vírus. “A pessoas que tem a gripe associada a febre e cansaço forte deve procurar o profissional de saúde, daí ele vai analisar para tomar as medidas necessárias”, orientou.

Mário ressaltou ainda que o virus H1N1 é contraido da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse

É importante ressaltar que o ministério da saúde não libera vacina para toda a população, quem quiser se prevenir deve procurar a rede privada. No mês de abril todo o grupo denominado de risco, crianças, idosos, gestantes e mulheres recém paridas foram vacinados na região. Para mais informações e só ligar para os telefones  ( 74) 3612-8750 / 3612-3779 ou  procurar a unidade de saúde do bairro Angari.

Prevenção: 

  • Lavar as mãos e braços com freqüência. Passar álcool em gel, em pequena quantidade, nas mãos e braços, sem exagero;
  • Uso de máscara para casos suspeitos e em locais com hospitais e clínicas. Tenha sempre uma com você;
  • Ao andar de ônibus, mantenha os vidros bem abertos. Se sentir necessidade, coloque a máscara;
  • Manter distância de pelo menos 1 metro de pessoas com gripe;
  • Evitar locais fechados com ar-condicionado;
  • Manter os ambientes abertos e arejados;
  • Evitar aglomerações;
  • Não compartilhar copos e talheres;
  • Conhecer os sintomas (dor de cabeça, febre, dor de garganta) e estar atento a qualquer sinal;
  • Não fazer automedicação em hipótese alguma. Sempre buscar orientação médica.

Por Clêilma Souza

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *