REITORIA DA UNIVASF CONTINUA OCUPADA

blog QSP- ocupaçãoDesde o início da manhã desta segunda-feira (19), o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi ocupado por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição.

De acordo com o estudante de medicina Felipe Morais, no período da manhã os estudantes pediram a compreensão de alguns servidores, mas o expediente foi mantido em alguns setores essenciais para o funcionamento administrativo da instituição.

 A estudante de ciências sociais, Robisnayara Barbosa, destaca que, além de reivindicar melhores condições para a permanência do estudante na universidade, é também ato simbólico no mês dos estudantes.

 “Estamos com sérias dificuldades na assistência estudantil, o estudante consegue adentrar na Univasf, mas não consegue permanecer, a universidade ainda não oferece a condição para o estudante permanecer se manter, principalmente os de vulnerabilidade socioeconômica, cotista que possuem uma maior necessidade”, destaca.

 Entre as pautas de reivindicações está a criação de creches nos campi, para filhos deblogqsp-  univasf estudantes e servidores.  Já que, de acordo com Robisnayara, a permanência da mulher que é mãe está sendo complicada. “A mulher é excluída, o homem que tem filho cedo ainda consegue estudar, mas a mulher a universidade não permite a sua permanência”, ressaltou.

 De acordo com Robisnayara a ocupação será por tempo indeterminado, com avaliações diárias. O movimento também contará com uma agenda de debates. “Vamos fazer uma agenda de debate, inclusive amanhã haverá o primeiro sobre o Programa ‘Mais Médicos’, com toda a comunidade acadêmica e externa”, destacou.

Os principais itens da pauta são:

1.  Mais servidores técnicos administrativos para a Pró-reitoria de Assistência Estudantil.

2. Construção de residência universitária;

3. Inauguração dos restaurantes universitários;

4.Creches nos campi para filhos de estudantes e servidores;

3.Parcela fixa do orçamento da Univasf para assistência estudantil ;

4.Transporte de qualidade para o CCA;

 Por Clêilma Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *