PATRIMÔNIO IMATERIAL É TEMA DE SEMINÁRIO SOBRE AS CULTURAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Imagem/Ilustrativa
Imagem/Ilustrativa

Com o intuito de proporcionar um espaço de discussão sobre a produção cultural do Vale do São Francisco, a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Proex/Univasf), promoverá na próxima sexta-feira (23) o II Seminário: As Culturas do Vale do São Francisco.

O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá no Mezanino do Complexo Multieventos, no campus Juazeiro, a partir das 8h.

Segundo o diretor do DACC, professor Euriclésio Sodré, a proposta é que o evento sirva como uma oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos na região e as dificuldades enfrentadas nestes processos. “O seminário acaba sendo uma escuta, onde nós vamos poder discutir ideias e, a partir das informações coletadas, fazer um levantamento dos problemas e pensar em parcerias entre a universidade e a comunidade, visando encontrar soluções.

Através da discussão, podem surgir inclusive novos projetos”, destacou. Ainda segundo o professor, ao término do evento será produzido um relatório que englobará o conteúdo das discussões

Em sua segunda edição, o seminário abordará a questão do ‘Patrimônio Imaterial’ na região com palestras sobre políticas de preservação no Brasil, patrimônio indígena regional, estudos africanos, quilombos no submédio do Vale do São Francisco e, a pesquisa do audiovisual na região. Além das palestras, haverá uma mesa redonda sobre a atual situação dos grupos culturais. A iniciativa conta com a participação de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), de grupos culturais da região e do produtor de audiovisual Chico Egídio.

Helen Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *