PREFEITURA DISCUTE A QUESTÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

chargemendigoCom o tema ‘Vulnerabilidade: Responsabilidade Social de todos’, teve início nesta segunda-feira (19), e segue até o dia 23 de agosto, a primeira edição da Semana de Luta da População em Situação de Rua, que contará com panfletagens, capacitação e o Fórum Municipal de Debate Sobre a População de Rua.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

A programação abrange panfletagens e abordagem social de rua nos semáforos, na segunda e quarta-feira (dias 19 e 21); Encontro com a rede socioassistencial, comerciantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Polícia Militar, na sede do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Creas POP),

na terça-feira (20); Capacitação com a rede socioassistencial na quinta-feira (22), no auditório do Campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com a supervisora do Serviço Especializado em População de Rua (SEPOP-Rua), Larissa Farias. A Semana de Luta da População em Situação de Rua culmina no dia 23 com o Fórum Municipal de Debate Sobre a População em Situação de Rua, também na Univasf, que contará com a palestra da coordenadora do Programa ‘Nova Vida’, do Governo do Estado, Ana Lúcia Alves. O horário dos eventos é das 7 às 13h.

As inscrições para a capacitação e o fórum podem ser feitas no local do evento. Os interessados devem apresentar RG e CPF. A capacitação tem o limite de 100 vagas.

O intuito da série de eventos é reunir psicólogos, assistentes sociais, educadores, profissionais da área jurídica e médica, além dos demais membros da rede socioassistencial do município para refletir sobre os desafios e sugerir soluções a problemática das pessoas em situação de rua em Petrolina. “O principal desafio é o trabalho com as pessoas que se encontram em várias situações e oferecê-las um bom serviço, fazendo buscativas e estando perto para conhecer os seus problemas. Desde o início do Creas Pop, estamos fazendo com que muitas dessas pessoas retornem aos seus lares, fortalecendo os seus vínculos através do retorno ao ambiente familiar”, explica o diretor de Assistência Social à Pessoa em Situação de Rua, Evaldo Francisco de Souza.

A Diretoria de Assistência Social a Pessoa em Situação de Rua faz parte da Sedest e funciona na Rua Francisco Modesto Filho, nº48, Centro, e oferece os serviços de acolhimento institucional, assistência jurídica, social e psicológica, atividades de socialização, mobilização social e localização familiares, dentre outros. Para mais informações, o telefone do setor é 3862-1553.

Texto: Raoni Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *