SUCESSÃO DE EDUARDO TOMA CORPO

blogqspEduardo (3)Conforme as palavras do ministro Fernando Bezerra Coelho, o jogo político para a sucessão de Eduardo Campos em Pernambuco somente será armado quando a presidente Dilma Rousseff colocar o seu time em campo.

Ou seja, não se arma o jogo cá enquanto não se armar o jogo lá (em Brasília). Como o PTB nacional já decidiu que pretende caminhar com o PT, a menos que o candidato seja Lula, o PTB estadual também decidiu reproduzir essa mesma aliança.

Foi esta a declaração feita ontem no Recife pelo senador Humberto Costa após sair de um almoço de trabalho com o senador Armando Monteiro. Os dois partidos caminharam juntos no 1º turno de 2006, quando Humberto disputou o governo estadual, e só não ficaram juntos em 2012, na eleição para prefeito do Recife, porque o propósito político do PTB era marcar uma posição contra o prefeito João da Costa. Para 2014, porém, o caminho está desobstruído.

Humberto partiu do pressuposto de que o governador de Pernambuco será candidato a presidente da República no próximo ano e não pretendia ficar refém do “timing” político do PSB. Já se acertou internamente com o PTB, dando um passo adiante para tornar mais clara a sucessão que Eduardo Campo só pretende discutir a partir de janeiro de 2014.

Inaldo Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *