REALIZADA A FORMATURA DOS CONCLUINTES DA 1º FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DE SAÚDE BUCAL

blogqspsaudebucalNesta quarta-feira, 14, aconteceu em Juazeiro no Centro de Saúde III, Angari, a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso de Habilitação Profissional em TSB (Técnico de Saúde Bucal), promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Estado, através da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, de Salvador.

A solenidade contou com as presenças da coordenadora da Saúde Bucal do município, Ana Celeste Gaspar, as apoiadoras pedagógicas da macronorte dos cursos descentralizados da Escola de Formação Técnica, Gláucia Esteves e Ednice Gonçalves de Souza e dentistas da rede. O objetivo é ampliar os atendimentos na área de Saúde Bucal, melhorando os serviços oferecidos à comunidade e contribuindo com o crescimento do SUS.

Para a concluinte em TSB, Maria Goreth Araújo Pinheiro, esta oportunidade vai ficar marcada em sua história e na de Juazeiro. “Sempre sonhei em fazer este curso. Estou muito feliz porque com esta formação pude ampliar meus conhecimentos e crescer profissionalmente. O curso me deu mais segurança para trabalhar e espero em breve colocar em prática esta chance que o município me deu de dar um retorno para sociedade, prestando melhores serviços”, falou emocionada e agradecida.

O curso foi iniciado em 2010 com a capacitação pelo Estado dos dentistas da rede municipal de Juazeiro, quando foram selecionados 10 profissionais para serem docentes durante a formação, que é mais um trabalho de Educação Permanente abraçado pela gestão. Segundo informações das apoiadoras da Escola de Formação Técnica, dos 417 municípios baianos, 107 aderiram e apenas 44 deram andamento ao curso, alguns já efetivando a conclusão, como em Juazeiro.

Na opinião da formanda Márcia Regina Lima da Silva, moradora do Alto da Aliança, a formação técnica acrescentou muita informação e vai beneficiar a comunidade, que receberá melhores atendimentos. “Aprendi coisas novas e saberei dar boas orientações para melhor acolher o paciente durante seu tratamento. Também sinto que terei mais facilidade em manusear as peças, dando ao usuário segurança durante os procedimentos”, destacou.

De acordo com a apoiadora Gláucia Esteves, esta foi uma ação de fortalecimento do SUS em Juazeiro, sendo também uma forma de avançar no empenho dos profissionais. “Espero que o município continue progredindo na área de Saúde Bucal e não finalize com a diplomação. O próximo passo da gestão será ampliar os atendimentos em cinco unidades de saúde, que passando a funcionar como modalidade II terão serviços mais completos com a presença efetiva do TSB, garantindo mais agilidade no atendimento supervisionado pelo dentista”, disse.

A coordenadora de Saúde Bucal de Juazeiro, Ana Celeste Gaspar, fala com felicidade deste passo importante realizado pela prefeitura para ampliar os atendimentos na área. “Mais uma ação foi realizada em Juazeiro, graças ao esforço da equipe do Governo Municipal, que apresentou propostas e a cidade foi contemplada com a formação técnica. Não é novidade que a saúde é uma das prioridades do governo e mesmo diante das dificuldades, o município abraçou este curso para oportunizar a qualificação de muitos profissionais”, enfatizou.

Ana celeste Gaspar destaca os benefícios gerados pela formação. “Este é um curso pioneiro na cidade e foi a forma que o prefeito encontrou de demonstrar seu interesse em melhorar os serviços na área de Saúde Bucal. Tenho certeza que o secretário da saúde vai continuar avançando para poder ver estampada a satisfação da comunidade. Já foi realizado ano passado um concurso com a abertura de vagas nesta área e com esta formação, os profissionais terão mais habilidade nas funções, humanizando e qualificando a assistência oferecida na cidade”, enfatizou.

Com esta formação em TSB, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, beneficia 63 trabalhadores de nível médio da rede, que poderão atuar na supervisão dos cirurgiões-dentistas. Ano passado, o município promoveu com recursos próprios, a formatura de 53 profissionais que participaram do curso de Habilitação Profissional em Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), ministrado em 2010, pela equipe da Escola Ética, de Salvador.

Por Vânia Castro/SESAU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *