SAAE e CERB inauguram sistema de abastecimento de água no Salitre

 
A alegria contagiante da dona de casa Sonia Maria Angelo, reflete a importância do sistema de abastecimento de água inaugurado no último domingo (24) na localidade de Marruá, no Vale do Salitre. Moradora do local há 32 anos, dona Sônia parecia não acreditar que estava abrindo a torneira e recebendo água tratada em sua casa. Para ela, que esperava o beneficio há anos, a chegada da água é uma benção de Deus e um presente do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. “Nós já estávamos sem água até para beber. Então só temos que agradecer, primeiramente a Deus que iluminou a mente dos representantes da CERB e do prefeito Isaac para que hoje pudéssemos estarmos aqui felizes e com água tratada dentro de casa”, disse a dona de casa, revelando que muitos não acreditavam mais que á água chegaria, “mas ai está a resposta”, reforçou.

 

 

O sistema possui 16,5 mil metros de tubulação e contempla as comunidades de Alegre, Marruá, Goiabeiras I e II, Manga e Campestre. A água é captada de um poço artesiano perfurado em 2006, para atender o Programa Cabra Forte, através da CERB. A obra foi uma emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Carlos e conta com a parceria da Prefeitura de Juazeiro.

 

O morador Renato Neves, ao tempo em que agradecia pela água que chegava a sua comunidade, pediu a compreensão dos demais usuários para a necessidade de se usar a água com racionalidade. Renato também elogiou o atendimento da Casa de Apoio da Prefeitura de Juazeiro, em Salvador e pediu ao prefeito Isaac Carvalho para estudar a possibilidade de implantação da adutora com água do Rio São Francisco até as comunidades do Salitre.

 

Para o morador da Goiabeira I, Irineu Neves, é preciso agora que todos zelem pelo sistema. Ele lembra que a chegada da água tratada vai acabar com a espera pelos carros pipa e dar mais qualidade de vida para todos. O mesmo pensamento tem o comunitário Francisco de Assis Almeida, que acredita ter chegado a hora do Salitre. Assis lembrou a importância da água na melhoria da saúde das pessoas e anunciou também que as máquinas já estão a caminho para a recuperação das estradas do Salitre.

 

 

Universalização da água

 

O sistema de abastecimento de água irá beneficiar 260 famílias e a equipe técnica do SAAE fará reuniões nas comunidades contempladas, para conscientizar os moradores da importância do uso racional da água e dos prejuízos causados pelas ligações clandestinas para o uso agrícola.

 

Segundo Joaquim Neto, diretor do SAAE, a água chega em bom momento, mas é preciso que haja uma mudança de comportamento nas pessoas. Ele explica que a água é limitada e que os usuários devem economizar para que ela não falte. Há frente do SAAE há pouco mais de um ano, Joaquim enumerou as ações desenvolvidas pelo órgão, destacando os mais de R$ 5 milhões que já foram investidos na melhoria do Sistema de Abastecimento de água na sede e no interior. “Agradeço ao prefeito Isaac pela oportunidade que me deu de está contribuindo com o desenvolvimento de Juazeiro e a toda equipe do SAAE que tem se comportado com muito zelo nesse momento que faz parte do projeto de mudança proposto pelo governo municipal”, afirmou.

 

Para o deputado Roberto Carlos, não tem nada mais importante no político do que cuidar das pessoas. Ele colocou a obra como um grande ganho social, por entender que a água é essencial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Esta foi uma das minhas primeiras ações junto ao governo do estado, pois sabia do sofrimento desse povo. O SAAE está assumindo esse compromisso e nós ficamos felizes em saber que contribuímos para essa conquista”, disse o deputado.

 

O sub secretário de Relações Institucionais, ex deputado Pedro Alcântara, que na oportunidade representou o governo do estado, afirmou que todas essas mudanças que estão ocorrendo fazem parte do projeto político iniciado por Luís Inácio, continuado pela presidenta Dilma, na Bahia pelo governador Jaques Wagner e em Juazeiro coordenado pelo prefeito Isaac. “É esse o nosso time e vamos continuar trabalhando para que as obras continuem em Juazeiro e, principalmente no Salitre, que tem um grande potencial e precisa ser melhor atendido”, reconheceu.

 

Por sua vez, o prefeito Isaac Carvalho agradeceu ao deputado Roberto Carlos pela emenda parlamentar e disse que “só quem fica sem água sabe da importância que ela tem”. O prefeito defendeu a universalização da água e lembrou da meta do governo do estado, de levar água para mais de 20 mil pessoas da região, através do Programa Água para Todos. “O problema do Salitre é antigo e todos nós conhecemos que é a falta de água e de estradas. Estamos trabalhando para solucionar esses problemas e oferecer mais dignidade para estas pessoas. Encontramos um município com capacidade zero de investimentos, já pagamos mais de R$ 70 milhões e vamos continuar trabalhando para tirar Juazeiro desse atraso”, assegurou o prefeito adiantando que irá fazer ações junto a todas as autoridades para a construção de uma adutora que levará água até a Passagem do Sargento, anunciando ainda a recuperação das estradas do vale.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *