CDL conclui carta endereçada à Presidenta Dilma Rousseff


A CDL de Juazeiro e representantes da sociedade civil de Juazeiro e Petrolina se reuniram mais uma vez, ontem (21), à noite, no auditório da entidade para finalizarem a carta endereçada à Presidenta Dilma Rousseff. Além de alguns representantes comunitários, estiveram presentes a vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa), representantes do deputado federal Joseph Bandeira, do ex-deputado Jorge Khoury, do prefeito Isaac Carvalho. O deputado estadual pernambucano Odacy Amorim marcou presença e também garantiu adesão ao movimento que propõe a construção de duas pontes Juazeiro/Petrolina (leste e oeste da atual), projeto este que já teve a aprovação da Casa Civil em 2001, a viabilidade do Anel Viário, com aproximadamente 35 km de extensão, e o fortalecimento da RIDE.

O movimento, segundo eles, é apartidário, que compreende, essencialmente, em requerer benesses para o progresso de uma região. 
A carta, com dados técnicos, sobre a potencialidade e a necessidade urgente do desenvolvimento estrutural da sociedade sanfranciscana, dispõe ainda, de informações que pulsam o contexto socioeconômico e garantam às gerações futuras novas possibilidades e oportunidades.
Veja trechos do documento.
“Considerando que a duplicação da Ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro-BA à Petrolina-PE e a outros Estados do Nordeste brasileiro, sendo uma obra importantíssima para o desenvolvimento da região, já não atende mais às suas demandas pelos motivos a seguir apresentados, vimos, por meio desta proposição, solicitar em nome dos setores produtivos, públicos e das sociedades civis do Vale do São Francisco e o início da construção do Anel Viário de Juazeiro e a construção de outras duas pontes como proposto no Plano de Ação Estratégica elaborado por contratação do Ministério da Integração para a RIDE, com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. A economia do pólo apresenta expressivo crescimento, tanto da sua população, já se registrando quase 500 mil habitantes, com crescimento de mais de 25% segundo o IBGE em relação ao ano 2000, quanto do seu Produto Interno Bruto – PIB, cujo montante é de aproximadamente R$ 4 bilhões, posicionando o pólo como um dos 120 maiores PIBs do país, tendo o município de Petrolina já apresentado o 3º maior PIB agropecuário do Brasil e Juazeiro um dos maiores geradores de emprego na Bahia. Cabe ressaltar que o pólo Juazeiro/Petrolina lidera a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico. A RIDE Juazeiro-Petrolina, criada pela Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001, e regulamentada pelo Decreto nº 4366, de 9 de setembro de 2002, sendo considerado de interesse os serviços públicos comuns aos Estados de Pernambuco e da Bahia e aos Municípios que a compõem, relacionados com as áreas, dentre outras, como as de infraestrutura, uso, parcelamento e ocupação do solo e transportes e sistema viário, configurando pois, um instrumento de Estado e área prioritária para investimentos do Governo Federal”.



Por Mônia Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *