Encontro político reúne 27 prefeitos da Bahia em Juazeiro


Mais de 27 prefeitos da Bahia e secretários municipais se reuniram durante todo o dia de ontem (22), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, para o encontro regional de capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e TCM teve como principal fundamento a discussão sobre o uso devido da aplicação dos recursos públicos, orientados por inspetores e conselheiros do TCM, já que muitos gestores municipais se esbarram em entraves da prestação de contas. 

Presidido pelo presidente da UPB, o prefeito de Camaçari Luiz Caetano, pelo conselheiro do TCM, José Alfredo Rocha Dias, o analista de Controle Externo, Vitor Maciel dos Santos, o inspetor da 23ª IRCE-Jacobina, Rogério Cerqueira de Souza e do analista de Controle Externo, Luiz Eduardo Dourado, o 5º Encontro de Orientação de Gestores Municipais também contou com a presença do anfitrião, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.
Luiz Caetano frisou “a necessidade de todos que fazem um governo estarem preparados para ajustar as contas e não cometerem pecados”. Também afirmou que “para o Brasil sair da miséria é preciso fortalecer primeiramente as prefeituras”, pontuou considerando a necessidade de preparar os políticos para uma gestão pública. De acordo com o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, os encontros regionais com o TCM é o início de uma nova fase da fiscalização dos recursos públicos municipais. “A filosofia do TCM é de orientar e fiscalizar a aplicação de recursos públicos em concordância com a lei e não de rejeitar contas”, explicou.
Os debates entre gestores, UPB e TCM-BA é uma iniciativa inédita no Brasil, teve início no mês de abril reunindo municípios de outras regiões do Estado com o objetivo de promover o diálogo e o crescimento municipalista de forma responsável. “Nossa luta hoje é para consolidar os poderes municipais. Os prefeitos precisam se unir para desenvolver os seus municípios”, defendeu Luiz Caetano durante o encontro.
Por Mônia Ramos


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *